1º torneio de Mini Golfe para Cegos no âmbito da 'Europa na minha Região'

14/05/2018

No dia 29 de maio, a partir das 10 horas, o PO CH – Programa Operacional Capital Humano e o Agrupamento de Escolas José Estêvão, em Aveiro, celebram a ‘Europa na Minha Região’ com um torneio produzido e organizado pelos formandos dos cursos profissionais.

​Este projeto inovador foi desenvolvido pelos alunos dos cursos profissionais de Desporto, de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, de Design Industrial, de Fotografia e de Serviços Jurídicos.

Os primeiros conceberam e/ou adaptaram as regras da modalidade que foram validadas e aprovadas pelas diversas federações internacionais de minigolfe.

Os formandos de Design Industrial desenvolveram tacos, bolas e pistas adaptadas aos cegos, os de Serviços Jurídicos registaram as patentes no INPI de todos os produtos e processos referentes ao minigolfe de cegos.

Já os de Fotografia prepararam todos o material publicitário do evento, desenvolvendo assim as suas competências específicas no âmbito de cada um desses cursos.  

No âmbito deste projeto, desenvolvido no Agrupamento de Escolas José Estêvão, criou-se ainda uma base de dados por jogador e uma pista destinada à recolha e tratamento dos desempenhos de cada participante.

A base foi desenvolvida por formandos do curso de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e que comunicará com cada cego através de software de leitura de ecrã. Os tacos as bolas e as pistas desenvolvidas pelos alunos permitem que o cego leia as pistas e seus obstáculos de forma sensorial táctil e audível.

Foi desenvolvido um Portal, em vários idiomas e compatível com o NVDA (leitura de ecrã), para as inscrições no Torneio e que informa sobre as regras da modalidade.

O minigolfe para cegos é um projeto premiado com menção honrosa pela Fundação Ilídio Pinho  (2017), provendo assim uma sociedade mais inclusiva ao possibilitar a prática desta modalidade às pessoas portadoras desta deficiência.

Todos os interessados podem participar nesta iniciativa de "Portas Abertas" levada a cabo pelo POCH e o Agrupamento de Escolas José Estêvão.
 


 

Desde 2014 o POCH, com o apoio do Fundo Social Europeu, aprovou duas candidaturas para financiamento dos Cursos Profissionais referidos, duas candidaturas no âmbito do apoio à rede dos CQEP/ Centros Qualifica e uma candidatura para Formação de Docentes e outros Agentes de Educação.

No total dos cinco projetos apoiados, o investimento total aprovado atinge mais de 2.8 milhões de euros, tendo sido pago até esta data perto de 1.4 milhões de euros, sendo que os valores liquidados até 2017 correspondem a 78% dos valores aprovados até  essa mesma data.

As duas candidaturas referentes aos Cursos Profissionais abrangeram 486 formandos até dezembro de 2017, que têm uma oportunidade para realizarem uma formação que assegura o aumento das suas qualificações, reforçando a sua empregabilidade após a conclusão dos cursos, sem prejuízo também da possibilidade de prosseguimento de estudos para o ensino superior.

A ‘Europa na Minha Região’ é uma campanha da União Europeia (UE) que visa incentivar os cidadãos a descobrirem projetos da UE perto do local onde vivem: a abrirem as portas de projetos financiados pela UE ao público; a tirarem as melhores fotografias para apresentação no concurso de fotografia; a escreverem histórias sobre os projetos da UE para participação no concurso de blogues; e a testarem os seus conhecimentos sobre as regiões da UE, respondendo a um questionário desafiante.

Todos os projetos em Portugal e nos restantes Estados-membros podem ser consultados no Mapa de Eventos preparado pelo InfoRegio que disponibiliza ainda um toolkit de comunicação.

Assista ao vídeo da Europa na Minha Região.​​

 

Fonte: PO CH