Aberto Concurso para projetos de I&D em co-promoção | Parcerias Internacionais

14/03/2019

O Programa Operacional COMPETE 2020 lançou um novo concurso para Projetos de I&D em co-promoção | Parcerias Internacionais, que marca a terceira fase das Parcerias Internacionais com a Universidade de Carnegie Mellon, o MIT e a Universidade do Texas em Austin (UT Austin), que começou em 2018 e se estende até 2023.

Pretende-se atribuir às empresas nacionais o papel de dinamizadoras das redes e de projetos colaborativos, com o apoio das instituições de I&D portuguesas e tirando partido da experiência e do conhecimento das universidades norte-americanas.

O objetivo é construir um modelo em que as empresas nacionais liderem o processo de modernização do tecido económico, reforçando o ecossistema de inovação em Portugal.

Podem candidatar-se projetos em copromoção liderados por empresas portuguesas realizados em parceria com entidades académicas nacionais que contribuam para consolidar a iniciativa intergovernamental “Atlantic Interactions” , nos tópicos identificados nos respetivos programas (CMU Portugal, MIT Portugal e UT Austin Portugal).

 

ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO:
 

  • Ciência e Engenharia de Dados, Inteligência Artificial e Aprendizagem Automática, Mobilidade e Autonomia, Design e Engenharia aplicados a problemas sociais complexos, no âmbito do Programa MIT-Portugal.

  • Clima e Alterações Climáticas, Sistemas Terrestres: Dos oceanos para o Espaço, Transformação Digital na Indústria, Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa UTA-Portugal.

  • Interações Espaço-Terra, Física Médica para Terapias Emergentes, Computação Avançada, Computação Quântica, Análise de Dados e Visualização, Nano Materiais para Novos Mercados.

 

Consulte o texto integral do Concurso e toda a documentação disponível no AVISO N.º 04/SI/2019.

 

Fonte: Compete 2020