Abertura de concursos no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

06/08/2018

O Programa Operacional Alentejo 2020 abriu concursos no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT).

O Aviso de concurso relativo a Projetos Demostradores Individuais - Selos de Excelência (SI-47-2018-19) visa acompanhar as melhores práticas europeias neste domínio e promover o financiamento das empresas portuguesas candidatas a programas europeus que não tendo obtido financiamento, tenha o mérito do seu projeto sido reconhecido pela atribuição de um Selo de Excelência da Comissão Europeia.

Assim, são abrangidos pelo Aviso de concurso os projetos de empresas portuguesas, promovidos no âmbito do SME Instrument - Fase 2 que tenham obtido um Selo de Excelência da Comissão Europeia num dos concursos de 2017 ou 2018.

Os projetos a apoiar inserem-se na tipologia “Projetos Demonstradores” na modalidade “projetos individuais” de acordo com o disposto na alínea b) do n.º 1 do Artigo 61.º e alínea a) do n.º 1 do Artigo 63.º do RECI - Regulamento Específico Competitividade e Internacionalização.

Saiba mais em Balcão2020.

 

ABERTURA DE CONCURSO SI I&DT – PROGRAMA INTERFACE

Encontra-se também aberto o concurso no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), para I&D Empresarial – Projetos de I&D Industrial à Escala Europeia (SI-47-2018-18).

Os projetos a apoiar inserem-se na tipologia “I&D Empresas”, conforme disposto na alínea a) do n.º 1 do Artigo 61.º do RECI, realizados no âmbito de projetos de I&D industrial à escala europeia, nos termos do previsto no nº 3 do referido artigo 61.º.

Os projetos a candidatar ao presente Aviso podem ser realizados na modalidade de projetos individuais ou em copromoção. 

Os projetos em copromoção são liderados por empresas e realizados em parceria entre empresas ou entre estas e entidades não empresariais do Sistema de I&I, compreendendo atividades de investigação industrial e/ou de desenvolvimento experimental, conducentes à criação de novos produtos, processos ou sistemas ou à introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou sistemas existentes. 

No presente aviso será considerado o consórcio do projeto europeu, sendo apenas elegíveis as despesas referentes aos copromotores nacionais.

Consulte no Balcão 2020.


Fonte: Alentejo 2020