ACM promove Formação sobre tolerância, respeito e diálogo intercultural

07/11/2018

Entre os dias 1 e 4 de novembro, na Mesquita Central de Lisboa, realizou-se uma formação organizada no âmbito do projeto MURAL – Fostering Tolerance and Mutual Respect in Europe, coordenado pelo British Council e financiado pela Comissão Europeia.

Promovido pelo ACM – Alto Comissariado para as Migrações, o encontro reuniu um total de 29 participantes, tendo por base a metodologia do programa de formação de líderes, Active Citizens, desenvolvida pelo British Council.

A formação centrou-se em distintas temáticas como identidade, cultura, dinâmicas locais e globais e respetivo impacto nas comunidades, trabalho colaborativo através de ativismo social, fatores contributivos para a intolerância e a discriminação, e práticas para a promoção do diálogo intercultural.

No âmbito da sessão foi feito um enquadramento histórico sobre as migrações em Portugal e na Europa, dando ainda a conhecer a missão e os serviços do Alto Comissariado para as Migrações, I.P.

Com a conclusão desta formação, pretende-se agora que os/as participantes desenvolvam ações junto das suas comunidades, com vista à promoção do diálogo intercultural e inter-religioso.

Este projeto engloba parceiros no Reino Unido, Grécia, Holanda, Alemanha e Polónia e decorre até 7 de abril de 2020.

Tem como objetivo envolver criativamente diferentes comunidades no ativismo a favor do diálogo intercultural e inter-religioso, a partilha de boas práticas e a criação de redes na luta contra a discriminação religiosa, de migrantes e de refugiados, promovendo uma cultura de tolerância e de compreensão mútua.

 

Fonte: ACM