AÇORES 2020 financia o reforço da Investigação, Desenvolvimento e Inovação

04/12/2018

O Programa Operacional AÇORES 2020 publicou no Balcão 2020, dois Avisos – Convite relativos a ações enquadradas na política regional de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I) neste período de programação, com um montante de fundo comunitário perto de 2 milhões de euros.

O primeiro AVISO N.º ACORES-45-2018-30 procura fomentar a participação regional em outros programas internacionais de I&D financiados pela União Europeia, através do apoio financeiro na preparação de candidaturas e na divulgação e disseminação de resultados de I&D em que participaram.

O financiamento da participação como parte integrante de um determinado projeto de investigação, ou o apoio à cooperação e participação em organizações, comissões e redes temáticas de I&D nacionais e europeias que sejam relevantes, são outros objetivos.

O segundo AVISO N.º ACORES-47-2018-31 insere-se nos pressupostos e objetivos da Iniciativa TRANSFER+, aprovada pela Resolução do Conselho de Governo nº 48/2018, de 14 de maio, estruturando um conjunto de medidas e princípios básicos orientadores da ação política no domínio da ID&I em contexto empresarial.

Orienta-se também para o reforço da ligação entre o setor empresarial regional e o sistema científico regional através de apoios à criação e dinamização de “núcleos de I&I”, designadamente em copromoção.

Envolve recursos humanos qualificados, originários de vários copromotores, nomeadamente empresas e entidades não empresariais do Sistema Cientifico e Tecnológico dos Açores, que se associam segundo a forma de consórcio liderado por uma PME, alinhados com os domínios prioritários da Estratégia de Investigação e Inovação para uma especialização Inteligente (RIS3).

 

Fonte: Açores2020