AÇORES 2020 promove eventos sobre o futuro da Política de Coesão Pós-2020

17/07/2017

A Autoridade de Gestão do Programa Operacional AÇORES 2020 tem participado ativamente no processo de envolvimento dos Açorianos – parceiros socais, partidos políticos e forças vivas dos Açores – na definição do futuro da Política de Coesão (Pós 2020).

Em articulação com o Secretário Regional Adjunto da Presidência do Governo dos Açores para as Relações Externas, esta definição do futuro da Política de Coesão (Pós 2020) está sustentada em 3 Eixos.

O Primeiro Eixo compreende três Conferências sobre Politica de Coesão no Pós 2020, tendo-se já realizado a primeira no dia 7 de julho, onde se abordou a temática da Politica de Coesão numa perspetiva de participação ativa e de parceria com os atores regionais, uma segunda conferência em que o tema será “Os Açores na futura Política de Coesão Nacional” e uma terceira cujo tema será “Os Açores no futuro da Política de Coesão – Uma visão dos Atores Comunitários.

Um Segundo Eixo destes trabalhos compreende a realização de três Oficinas de Prospetiva com Parceiros Sociais, Partidos Políticos e Sociedade Civil Organizada.

Estas oficinas são momentos de brainstorming para debater os fatores que importa ter em conta para o Pós 2020 para os Açores. Será aberta uma caixa de correio eletrónico para receber o contributo dos Açorianos pos2020@azores.gov.pt. Haverá, igualmente, contributos dos Conselhos da Agricultura, das Pescas, do Ambiente e da Juventude. Todos estes contributos constituirão uma base de trabalho para a fase seguinte.

O Terceiro Eixo destes trabalhos compreende a realização de uma Análise Prospetiva e Estratégica (MICMAC) com Parceiros Sociais, Partidos Políticos e Sociedade Civil Organizada (constituídos em Grupos de Análise Prospetiva, GAP).

O objetivo é a avaliação do impacto de cada um dos fatores encontrados na fase anterior, de modo a um posicionamento estratégico de cada um deles. Para tal, três dias – seguidos ou alternados, serão organizados com o Grupo de Análise Prospetiva (GAP) atrás referido, nos meses de novembro e dezembro de 2017.

Um documento final será produzido com as conclusões destes trabalhos.

 

 

Fonte: Açores 2020