Açores reforça apoio de Fundos UE para Investigação

25/03/2019

O Governo Regional dos Açores assinou dois contratos programa com a Universidade dos Açores e a Fundação Gaspar Frutuoso, para o financiamento da comparticipação de 15% do montante dos projetos de investigação a aprovar no âmbito do AÇORES 2020 - Programa Operacional dos Açores.

Foi também aprovado o financiamento da comparticipação de 15% do montante dos projetos de investigação a aprovar no âmbito da segunda convocatória do programa Interreg MAC 2014-2020.

Um dos contratos-programa prevê a comparticipação de 500 mil euros do Governo Regional e realiza-se no âmbito do concurso de apoio a projetos de investigação no âmbito da Estratégia de Especialização Inteligente da Região (RIS3), com um montante global de 3,3 milhões de euros, que vai permitir financiar 24 projetos da Universidade dos Açores e do IMAR e contratar um doutorado por 24 meses, por projeto.

Por outro lado, com o contrato-programa para o financiamento da comparticipação de 15% do montante dos projetos a aprovar no âmbito da segunda convocatória do programa INTERREG-MAC 2014-2020, o executivo açoriano “antecipa o financiamento à Universidade, através de uma comparticipação estimada de 120 mil euros, a dividir pelos vários projetos, a executar em três anos”.

“Com este financiamento, prevê-se que aos atuais seis projetos se some, no mínimo, mais seis, numa alavancagem superior a 1,5 milhões de euros”, adiantou Gui Menezes.

O secretário regional frisou que “sem ciência não há uma sociedade moderna, evoluída e progressista”, acrescentando que “a ciência e o conhecimento são fundamentais para o desenvolvimento”.
 

Fonte: Diário Insular/Açores 2020/InterregMAC2014-2021