Aveiro entre as cidades europeias distinguidas por Ações Urbanas Inovadoras

11/10/2018

A Comissão Europeia já anunciou as cidades vencedoras do 3.º convite à apresentação de propostas no âmbito das Ações Urbanas Inovadoras, entre as quais se destaca Aveiro com o projeto AVEIRO STEAMCity no domínio do emprego e competências na economia local.

O projeto ajudará a preparar a comunidade local para a nova revolução tecnológica associada à 5G com um observatório laboral para aumentar a resposta educativa e em termos de qualificações.

 

SOLUÇÕES CONCRETAS PARA DESAFIOS URBANOS COMUNS

Uma dotação de 92 milhões de euros ao abrigo do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, vai financiar soluções inovadoras para desafios urbanos como a qualidade do ar, as alterações climáticas, a habitação, o emprego e as competências na economia local.

 No âmbito do 3.º convite à apresentação de propostas ao abrigo das Ações Urbanas Inovadoras, estas 22 cidades receberam financiamento para projetos nas seguintes áreas:

  • Adaptação às alterações climáticas: Amesterdão (NL), Barcelona (ES), Grande Manchester (UK), Riba-roja de Túria (ES), Sevilha (ES), Paris (FR);
  • Qualidade do ar: Aix-Marseille Provence Metropole (FR), Breda (NL), Helsínquia (FI), Ostrava (CZ), Portici (IT);
  • Habitação: Bruxelas (BE), Budapeste (HU), Gante (BE), Mataró (ES), Área Metropolitana de Lyon (FR);
  • Empregos e competências na economia local: Aveiro (PT), Cluj-Napoca (RO), Cuenca (ES), Eindhoven (NL), Vantaa (FI), Ventspils (LV).

Entre os exemplos de projetos, contam-se novas soluções para reduzir o risco de incêndios periurbanos em Riba-roja de Túria, Espanha, uma nova geração de sistema de abastecimento de energia com base em baterias de veículos elétricos em Breda, Países Baixos, recreios de escolas resistentes a ondas de calor em Paris, França, habitação social energeticamente eficiente em Budapeste, Hungria, e orientação profissional inovadora em Ventspils, Letónia.

 Consulte aqui todos os Projetos Selecionados.

 

4.º CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS NO ÂMBITO DAS AÇÕES URBANAS 

A Comissão lança também o 4.º convite à apresentação de propostas no âmbito das Ações Urbanas Inovadoras.

São agora disponibilizados 100 milhões de euros para o financiamento de projetos inovadores destinados a proteger e reduzir a vulnerabilidade dos espaços públicos, tal como anunciado no Plano de Ação de 2017, no âmbito da Agenda Europeia para a Segurança.

Serão igualmente financiados projetos digitais, ambientais e de inclusão.

O 4.º convite decorre até janeiro de 2019 e as cidades vencedoras serão anunciadas no verão de 2019.

 

 

Fonte: CE