Candidaturas abertas à Formação 'Educação para os Direitos Humanos: uma prática quotidiana?'

11/04/2018

De 7 a 11 de maio de 2018 vai decorrer, em Santa Maria da Feira, a formação nacional ‘Educação para os Direitos Humanos: uma prática quotidiana?’, promovida pela Rede Inducar, ​financiada pelo Conselho da Europa e cofinanciada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira​ em parceria com o SOS Racismo, o CRIA, e a ESE – Escola Superior de Educação.

​​Com esta formação pretende-se capacitar profissionais de juventude (youth workers), professores, educadores, formadores e/ou outros atores que estão ou tenham interesse em estar envolvidos em processos educativos, para desenvolver atividades de Educação para os Direitos Humanos nos seus contextos e promover uma cultura universal dos Direitos Humanos. 

Todas as pessoas interessadas em integrar o grupo de 25 participantes devem preencher o Formulário de Candidatura até ao dia 20 de abril de 2018, após a leitura da Chamada de Participantes.

A INDUCAR

Rede Inducar – Organização para a Promoção da Educação Não Formal e da Integração Social, é um agente internacional a atuar em contexto de redes e parcerias para uma sociedade integrada, assente na capacitação do indivíduo, numa cultura de responsabilidade e aprendizagem mútua.

​Tem como Missão contribuir, em articulação com outros, para a dinamização de processos orientados para a transformação de atitudes, através de uma diversidade de respostas inovadoras e de qualidade.

​A diversidade é presença inalienável na intervenção da Inducar, enquanto fator catalisador da aprendizagem e de enriquecimento dos processos de mudança e de transformação, pessoais e sociais.

Atenta às particularidades dos processos locais, a Inducar apresenta-se como interface de âmbito e de preocupações globais, assente, fundamentalmente, nos princípios da participação de todos, da coresponsabilidade e do espírito de equipa.

A Inducar constitui-se como uma organização cooperativa e aprendente, aberta a iniciativas e projetos socioeducativos que podem partir dos seus Sócios e/ou de uma ampla REDE de pessoas ou organizações que se encontram próximas da cooperativa e que com ela partilham uma mesma abordagem aos processos de aprendizagem e mudança.

A Inducar conceptualiza, desenvolve, implementa e avalia processos de aprendizagem no sentido do sucesso das organizações, podendo estes assumir a forma de projetos, ações de formação ou serviços de consultoria.

Estes podem constituir-se por iniciativa própria, em parceria ou ao serviço de outras instituições nacionais e internacionais, sejam elas do setor público, do setor privado ou do terceiro setor.

A Inducar é associada da European Association for the Education of Adults, da Rede Portuguesa da Fundação Anna Lindh e tem o estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento.

 

Fonte: Rede Inducar