Candidaturas abertas ao concurso de ideias Cork_Empreende

16/04/2019

Estão abertas as candidaturas até 30 de abril, ao concurso de ideias do Cork_Epreende, que vai premiar as ideias mais inovadoras na fileira da cortiça e outros sectores estratégicos.

A iniciativa está incluída num projeto mais global de apoio ao empreendedorismo que conta com um valor de investimento total de 294.503, 48€, financiado a 85% pelo Programa Operacional COMPETE 2020, através do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Com esta iniciativa a APCOR - Associação Portuguesa da Cortiça, aposta na promoção do espírito empresarial, apoiando ideias de negócio inovadoras e com o objetivo de criar cerca de 20 novas empresas e vários postos de trabalho por todo o território nacional.

O projeto tem como principais destinatários empreendedores com novas ideias de negócio e as novas PME (constituídas há menos de 2 anos) com capacidade de corporizar novos modelos de negócio.

Os participantes, para além da possibilidade de concorrer a um dos 6 prémios de 5.000 euros, beneficiam, ainda, de sessões de coaching e mentoring com consultores especializados em temáticas estratégicas à criação de um novo negócio e/ou empresa.

“Durante o projeto será feito o mapeamento de novas oportunidades de empreendedorismo na fileira da cortiça bem como, das necessidades de capacitação para um amplo programa empreendedor assente em 3 eixos de sustentabilidade: competitividade, meio ambiente e responsabilidade social”, refere João Rui Ferreira, presidente da APCOR.

Para além da fileira da Cortiça, estão envolvidos no projeto outros setores estratégicos, como o da Moda, Design, Arquitetura, TIC, Construção, Agroalimentar e Mobiliário.

Com esta iniciativa, a APCOR pretende desenvolver uma nova estratégia de promoção do empreendedorismo, baseada em modelos de negócio orientados para processos tecnológicos e estimular novas inciativas empresariais orientadas para a internacionalização.

As candidaturas, que terminam dia 30 de abril, devem ser apresentadas na Plataforma Cork_Empreende.

 

Fonte: APCOR