Candidaturas abertas para reforço de mais 100 psicólogos nas Escolas

14/03/2019

O PO CH – Programa Operacional Capital Humano, lançou um AVISO de concurso para o reforço da rede de Serviços de Psicologia e Orientação em meio escolar, dotando a escolas de mais 100 psicólogos, a tempo integral.

As operações a apoiar enquadram-se na Tipologia de Operação 4.5 - Desenvolvimento de Serviços de Psicologia e Orientação em meio escolar, e o prazo para a apresentação das candidaturas termina no dia 29 de março de 2019.

O presente convite é exclusivamente dirigido à Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), enquanto beneficiário responsável pela execução desta Política Pública.

São destinatários finais os alunos dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do ensino público, do ensino básico ou secundário, das regiões de intervenção do PO CH, Norte, Centro e Alentejo e que irão beneficiar da atividade dos psicólogos que desempenham funções nessas escolas.

​Com uma dotação de FSE - Fundo Social Europeu de 11.500.000€, esta CANDIDATURA além do reforço da rede de Serviços de Psicologia e Orientação, vai manter o apoio ao total de 200 psicólogos, também a tempo integral, apoiados na sequência do concurso anterior lançado pelo PO CH e cujas operações aprovadas terminaram a 31 de dezembro de 2018, com um valor pago FSE até esta data de cerca de 4,5 Milhões €. 

Este apoio do PO CH, agora reforçado até finais de agosto de 2020, aposta na prevenção do abandono escolar precoce, através do diagnóstico das dificuldades que afetam a aprendizagem, de modo a agir atempadamente sobre as mesmas, identificando e analisando as causas do insucesso escolar, propondo medidas tendentes à sua diminuição, promovendo uma adequada orientação escolar e profissional dos jovens, em estreita articulação com os Centros Qualifica.

Nota ainda para a meta de realização fixada na programação do PO CH que pretende reforçar a rede, até 2023, com 300 psicólogos em equivalente a tempo integral nas Unidades Orgânicas a abranger, permitindo por essa via reduzir o rácio do número de alunos por psicólogo de 1.586, em 2013, para 1.140 na referida data.

Dúvidas ou questões relacionadas com as candidaturas devem ser remetidas prioritariamente para o endereço de correio eletrónico do PO CH ou para o suporte do Portugal 2020

 

| Consulte o Aviso POCH-67-2019-03

 

 

Fonte: PO CH