CE atribui Selo de Excelência ao projeto U-SAFE do COMPETE 2020

05/01/2018

A Comissão Europeia (CE) atribuiu o Selo de Excelência ao projeto U-SAFE apoiado pelo Programa Operacional COMPETE 2020.

Quando se acredita num objetivo, aposta-se forte na sua realização. Foi o que aconteceu na Noras Performance quando sonharam salvar vidas em segurança. Inovaram e a boia U-SAFE nasceu no âmbito de um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional COMPETE 2020


O PROJETO U-SAFE

A Noras Performance desenvolveu e patenteou a boia salva-vidas U-SAFE, um equipamento autopropulsionado e telecomandado que permite socorrer à distância, em qualquer condição de mar, com enorme rapidez e sem colocar em risco a vida do nadador-salvador.

Este equipamento, em forma de U para facilitar a navegação, apresenta uma performance extraordinária, uma vez que funciona em qualquer posição, estando ainda dotada de um sistema eletrónico próprio de navegação e orientação.

Segundo Jorge Noras, proprietário da empresa responsável pelo desenvolvimento deste produto, “a boia pode ser usada em qualquer tipo de praia, barco de recreio ou cruzeiro, e navios militares, podendo ainda ser lançada de aeronaves em operações de busca e salvamento”. E sublinha que este equipamento foi desenvolvido de acordo com os requisitos operacionais do Instituto de Socorros a Náufragos.
 

O SELO DE EXCELÊNCIA

O Selo de Excelência é um rótulo de qualidade que é outorgado a propostas de projetos apresentadas para financiamento ao abrigo do Programa Horizonte 2020, o Programa-Quadro da UE de Investigação e Inovação.

Podem recebê-lo os projetos que tiverem passado em todos os critérios rigorosos de seleção e atribuição da avaliação Horizonte 2020, mas que não puderam beneficiar de financiamento ao abrigo do orçamento disponível para o concurso.

O «selo» identifica propostas promissoras que merecem ser financiadas por fontes alternativas (públicas ou privadas), ou seja, fontes nacionais, regionais, europeias ou internacionais. 

Num período de recursos limitados, importa que os investimentos em Investigação e Inovação tenham o máximo impacto na competitividade e no crescimento. Uma forma de o conseguir é criar sinergias entre o Horizonte 2020 e as outras fontes de financiamento, como sejam, por exemplo, os FEEI - Fundos Europeus Estruturais e de Investimento.

Trata-se de um mandato claro dado pelo Presidente Juncker aos comissários Carlos Moedas e Corina Creţu

A Noras Performance foi distinguida por ter desenvolvido (e patenteado) a U-SAFE, uma boia autopropulsionada e controlada remotamente que permite salvar um náufrago sem pôr em risco a vida de quem salva.

 

Fonte: Compete 2020