CE dá apoio a procedimentos de contratação pública mais inovadores

14/09/2018

A Comissão Europeia (CE) vai ajudar cinco regiões europeias, entre as quais a Região Centro de Portugal, a utilizar procedimentos de contratação pública mais inovadores e responsáveis no âmbito dos Fundos da União Europeia.

A CE, em parceria com a OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, vai prestar apoio personalizado à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro; à autoridade ateniense para o transporte urbano; à região italiana da Apúlia e às regiões da Grécia Central e da Macedónia Oriental e da Trácia, para o uso de procedimentos de contratação pública mais inovadores para projetos cofinanciados pela União Europeia.

Este apoio tem por objetivo a promoção de critérios de sustentabilidade ambiental, impacto social e inovação, para além do simples critério do custo.

As autoridades locais e regionais selecionadas vão beneficiar do apoio da Comissão para os seguintes projetos:
 

  • Atenas, Grécia: aquisição de veículos mais respeitadores do ambiente para o transporte urbano;
  • Apúlia italiana: novas tecnologias e serviços administrativos inovadores no domínio da gestão dos recursos hídricos;
  • Grécia Central: um sistema moderno e respeitador do ambiente para o tratamento das águas residuais do rio Asopos;
  • Macedónia Oriental-Trácia: projetos relacionados com a estratégia de desenvolvimento territorial das zonas montanhosas de Rodopi e Nestos.


Este apoio inscreve-se no quadro do Plano de Ação da Comissão para a contratação pública e corresponde às orientações políticas do Pacote Contratos Públicos de 2017.

 

 

Fonte: CE