CE lança Corpo Europeu de Solidariedade em Lisboa

05/12/2016

Na próxima quarta-feira, 7 de dezembro, às 11h30, a Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com a Fundação AMI, vai lançar a nível nacional o 'Portal do Corpo Europeu de Solidariedade' que estará ativo no dia 7.

O evento decorre na sede da Fundação AMI (Rua José do Patrocínio, 49 – 1959-003 Lisboa), é aberto ao público e à comunicação social e tem como objetivo apresentar a iniciativa a jovens e associações de solidariedade, envolvendo-os desde o início no desenvolvimento da mesma.

Os jovens interessados em participar numa atividade de solidariedade em toda a Europa podem informar-se sobre o novo Corpo, trocar ideias e experiências e ser dos primeiros a inscreverem-se no Portal do Corpo Europeu de Solidariedade.

PROGRAMA |

11h30: Café de Boas-vindas

12h00: Apresentação do Corpo Europeu de Solidariedade por Fernando de La Vieter Nobre, Fundação AMI e João Tátá dos Anjos, Representação da Comissão Europeia em Portugal

12h30: Abertura do registo de jovens no Portal do Corpo Europeu de Solidariedade
 

Este pontapé de saída da iniciativa vai ser assinalado em paralelo em todos os 28 Estados-Membros e, em Bruxelas, a Vice-Presidente da Comissão Europeia responsável pelo Orçamento e Recursos Humanos, Kristalina Georgieva, lançará oficialmente o Corpo Europeu de Solidariedade.

Antes, decorre a Conferência de Imprensa com os Comissários Thyssen, Stylianides e Navracsics sobre a Iniciativa da Comissão Europeia «Investir na Juventude Europeia» onde o Corpo Europeu de Solidariedade se insere que poderá acompanhar em direto ou recolher imagens na EBS – Canal multimédia da Comissão Europeia.

 

O CORPO EUROPEU DE SOLIDARIEDADE
No discurso do Estado da União em setembro último, o Presidente Jean-Claude Juncker, convicto de que a solidariedade é o cimento da coesão da Europa, anunciou a criação e os objetivos do Corpo Europeu de Solidariedade: «Existem muitos jovens na Europa, com consciência social, dispostos a dar um contributo significativo à sociedade e a mostrar a sua solidariedade. Nós podemos facultar-lhes a oportunidade de concretizar esses projetos [...]. Os jovens de toda a União Europeia poderão assim oferecer-se para ajudar onde for mais necessário e para dar resposta a situações de crise [...]».

O Corpo Europeu de Solidariedade vai promover oportunidades concretas de solidariedade para jovens europeus (de 18 a 30 anos) onde mais é necessário e com vários formatos – voluntariado, estágio, trabalho.

O Corpo vai responder às necessidades de comunidades vulneráveis, de estruturas nacionais e locais num vasto leque de temas como alimentação, limpeza de florestas ou integração de refugiados. Ao fomentar a solidariedade, os participantes vão ajudar, aprender, conhecer novas realidades e desenvolver competências essenciais para a sua carreira.

 

Contacto:

Rita.fortunato-baptista@ec.europa.eu | Telf: 966822590

Mais informações:

                                                                                               

 

Fonte: RAPID-CE