Cerimónia de entrega dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2017

08/09/2017

A cerimónia de entrega dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2017 realiza-se em Lisboa, a 21 de setembro.

Os vencedores da fase nacional dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial vão ser anunciados durante a Cerimónia de entrega de prémios, que vai ter lugar no Salão Nobre do IAPMEI, em Lisboa. Consulte o Programa do evento e inscreva-se.

Para além dos vencedores e segundos classificados de cada categoria, serão igualmente revelados, os dois grandes vencedores que vão representar Portugal na final europeia.

Alinhadas com as prioridades da estratégia Europa 2020, as categorias a concurso nesta edição são as seguintes:

- Promoção do espírito de empreendedorismo (Reconhece ações e iniciativas a nível nacional, regional e local, que promovam o espírito empreendedor, especialmente entre os jovens e as mulheres);

- Investimento nas competências empreendedoras (Reconhece as iniciativas a nível local, regional ou nacional, que melhorem as competências de empreendedorismo e de gestão);

- Desenvolvimento do ambiente empresarial (Reconhece as políticas inovadoras a nível nacional, regional ou local, que promovam a criação e o desenvolvimento empresarial, simplifiquem os procedimentos legislativos e administrativos das empresas e implementem o princípio “Pensar primeiro em pequena escala” para as pequenas e médias empresas);

- Apoio à internacionalização das empresas (Reconhece as políticas e iniciativas a nível nacional, regional ou local, que incentivem as empresas, particularmente, as PME, a beneficiarem mais das oportunidades oferecidas pelos mercados dentro e fora da União Europeia);

- Empreendedorismo responsável e inclusivo (Reconhece iniciativas nacionais, regionais ou locais que promovam a responsabilidade social nas PME e incentivem o empreendedorismo junto de grupos desfavorecidos, tais como desempregados, especialmente os desempregados de longa duração, imigrantes, pessoas com deficiência ou minorias étnicas).

Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial são uma iniciativa da Comissão Europeia que distingue boas práticas de promoção do empreendedorismo na Europa, e são dinamizados internacionalmente pela Direção Geral do Mercado Interno, Indústria, do Empreendedorismo e das PME e coordenados em Portugal pelo IAPMEI.

Ao longo dos 11 anos desta competição, são exemplos de iniciativas portuguesas premiadas os projetos: “Empresa na Hora”, “Douro Boys”, “Portuguese Shoes – The sexiest industry in Europe”, “AMS - Thinking Ahead” e “FAZ - Ideias de Origem Portuguesa”.

De notar que em 2015, Portugal arrecadou, pela primeira vez, o Grande Prémio do Júri na final europeia, com o projeto “Lisboa Empreende”. No último ano, Portugal venceu a competição internacional na categoria de “Desenvolvimento do ambiente empresarial” com o projeto “PME Líder”, uma iniciativa do IAPMEI e do Turismo de Portugal com os principais bancos portugueses.

 

 

 

Fonte: IAPMEI