Comissão Europeia destaca bom uso dos fundos UE nos Açores

19/03/2019

A Diretora-geral de Política Regional e Urbana da Comissão Europeia, Dana Spinat, destacou de forma bastante positiva o modo como os Açores têm gerido os fundos da União Europeia (UE) na Região e nas políticas de coesão.

A responsável chegou mesmo a mencionar que é a Região do país que melhor uso tem dado aos dinheiros provenientes da União Europeia, através do Programa Operacional AÇORES 2020.

“Viemos aos Açores para discutir com o presidente e com o Governo e com a sociedade sobre as oportunidades dos Açores e como podemos trabalhar para trazer boas respostas em conjunto”, sublinhou, frisando a aposta na Educação, com o objetivo de dotar os mais jovens de habilitações para “um emprego mais qualificado”.

Dana Spinat fez ainda o apelo à participação nas próximas eleições europeias, a ocorrer em maio, reforçando a importância dos açorianos saírem de casa e exercerem o seu voto.

“Se tomarmos uma atitude proativa, podemos ter daqui a uns 10 a 15 anos uma muito melhor Europa. E se nós não tomarmos uma atitude de mobilização, teremos uma Europa muito mais enfraquecida”, acentuou o secretário regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt.

Rui Bettencourt destacou ainda a importância do Mar para o desenvolvimento da Região, lembrando que o arquipélago açoriano é reconhecido como região ultraperiférica “com as suas fragilidades, mas é verdade também que há uma necessidade da tomada de consciência de que os Açores trazem também um potencial à União Europeia, uma dimensão europeia que convém salientar e ter em conta nos próximos tempos”.

 

Fonte: Açores2020