Comissária Europeia em Aveiro para celebrar a formação profissional

11/05/2018

A Comissária Europeia do Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, Marianne Thyssen, marcou presença nas comemorações dos 25 anos da EPA - Escola Profissional de Aveiro, na qual esteve presente também o presidente do PO CH – Programa Operacional Capital Humano.

​O objetivo da visita da Comissária visou conhecer um projeto intermunicipal de valorização do território, nas áreas da qualificação profissional de jovens e de adultos, bem como de pessoas em risco de exclusão escolar e profissional.

Marianne Thyssen salientou que os formandos que completam a sua "formação profissional têm um acesso ao emprego mais rápido do que os que concluem o ensino universitário, devido à sua componente prática e adequada às necessidades do mercado de trabalho".

Destacou ainda o papel da Escola Profissional de Aveiro e dos Fundos da União Europeia no apoio a pessoas com necessidades especiais: "Vemos que aqui ninguém é deixado para trás e estes projetos são muito importantes porque todos queremos uma sociedade mais inclusiva", disse.
 


 

Nos 25 anos da sua existência a EPA, que atualmente tem mais de 1000 alunos, recebeu cerca de 65 milhões de euros de Fundos da União Europeia.

No atual período de programação Portugal 2020, a Escola Profissional de Aveiro tem 10 candidaturas aprovadas pelo PO CH:
 

  • Duas para apoios de cursos Vocacionais, num total de 31 turmas;

  • Três candidaturas para cursos de Educação e Formação de Jovens, para 27 turmas;

  • Três para financiamento de cursos Profissionais, sendo que a ultima nesta modalidade contempla ciclo de estudos aprovado até ao ano letivo 2019/2020, que englobam 119 turmas;

  • Duas para apoio aos Centros para a Qualificação e Ensino Profissional/Centros Qualifica.
     

Estas 10 candidaturas têm um montante total aprovado de cerca de 28 milhões euros e um valor pago, à data, de mais de 11 milhões de euros, no âmbito do Fundo Social Europeu.

Desde 2014, e decorrente dos 177 cursos aprovados, o PO CH já apoiou 2478 alunos que frequentaram ou frequentam esta escola.

 

Fonte: PO CH