Concurso Europeu para a Inovação Social premeia projetos que reduzam o plástico

21/03/2019

“Acabar com os resíduos do plástico” é o mote da edição de 2019 do Concurso Europeu para a Inovação Social, que vai premiar três projetos com 50 mil euros, cada um.

As CANDIDATURAS estão abertas até 4 de abril e devem apresentar soluções passíveis de utilizar em larga escala e formas de reduzir os resíduos do plástico de forma sistémica a nível local, nacional e europeu.

Qualquer entidade, desde estudantes a empresas e outros inovadores sociais, podem participar, devendo para isso, consultar todas as REGRAS do concurso, assim como as FAQ – Perguntas Frequentes.

Podem concorrer propostas de mudança de processos atualmente existentes ou propostas de novos produtos e iniciativas, desde que cumpram pelo menos um de seis objetivos:
 

  • A redução do consumo de produtos de plástico de utilização única;
  • A reciclagem, reutilização e sobreciclagem de resíduos de plásticos existentes;
  • O tratamento dos resíduos de plásticos acumulados nos aterros e no ambiente;
  • A mudança dos comportamentos dos consumidores ou das práticas retalhistas e comerciais;
  • A aplicação de modelos empresariais alternativos e a otimização das cadeias de abastecimento;
  • A introdução de novos materiais adequados a uma economia circular ou a oferta de alternativas sustentáveis aos plásticos fabricados a partir de combustíveis fósseis.
     

Em maio, as trinta melhores candidaturas selecionadas vão ter acesso a sessões de mentoria personalizada, apoio de promoção e comunicação do projeto e possibilidade de participar em julho, numa academia de três dias em Itália com oradores convidados e workshops.

Em outubro, serão conhecidos os três vencedores.

Mais informações disponíveis no website CHALLENGING Plastic Waste.

 

Fonte: ANI