Concurso para prolongamento do quebra-mar interior do porto de Peniche

07/01/2019

Foi lançado, através da Docapesca, Portos e Lotas, o concurso público para a empreitada do prolongamento do quebra-mar interior do porto de Peniche, com um valor base de 1,8 milhões de euros e um prazo de execução de 270 dias.

A obra, cofinanciada pelo Programa Operacional Mar 2020, visa melhorar as condições de abrigo das bacias de estacionamento da frota artesanal de pesca, contempla o prolongamento do quebra-mar em 140 metros e ainda a reabilitação da estrutura já existente.

A empreitada abrange também a instalação de pavimento pedonal, contido por blocos de coroamento e murete no extradorso nos primeiros 75 metros, com colunas de iluminação e mobiliário urbano, além da colocação na sua cabeça de um farolim de alimentação autónoma.

Prevê-se a dragagem de plataforma à cota -1,50m no extradorso do quebra-mar atual, que será beneficiado com a uniformização do mobiliário urbano existente e betonagem de murete sobre o bloco de coroamento no extradorso.

A Docapesca é uma empresa do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, que tem a seu cargo, no continente, o serviço da primeira venda de pescado e o apoio ao setor da pesca e respetivos portos, dispondo de 22 lotas e 37 postos.

 

Fonte: República Portuguesa