Entrega do Prémio Cidadania 2017

29/11/2017

No próximo dia 30 de novembro realiza-se a 2ª  CONFERÊNCIA ANUAL da PASC - CASA DA CIDADANIA com lugar na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

No evento será entregue o PRÉMIO CIDADANIA 2017 pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

As inscrições são gratuitas sujeitas a confirmação prévia para: conferencias@sedes.pt ou secretariado@pasc.pt

Consulte aqui o PROGRAMA.

 

PASC – CASA DA CIDADANIA

A PASC, criada em Janeiro de 2010 por 12 Associações da Sociedade Civil, desenvolveu, desde então, um trabalho conjunto em torno de questões que transversalmente interessam aos cidadãos portugueses.

Reforçar uma participação esclarecida, continuada e estruturada desses mesmos cidadãos nas questões da cidadania, através do reforço e reconhecimento do papel das Associações da Sociedade Civil que a integram é o grande objetivo da PASC.

A PASC tem o apoio dos EEA Grants – Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu. Em Portugal, a dotação para o Active Citizens Fund – Cidadania Ativa é de 11 000 000 EUR (ver Memorando de Entendimento).

O Active Citizens Fund 2014-2021 em Portugal procurará desenvolver a sustentabilidade e capacidade a longo prazo do setor da sociedade civil, com o objetivo de fortalecer seu papel na promoção da participação democrática, da cidadania ativa e dos direitos humanos.

Em 2013, tendo ganho uma Bolsa do Programa Cidadania Ativa, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian, as Associações decidiram conferir força ao Projeto conferindo-lhe Estrutura Jurídica e criando uma Associação de Associações.

Em 17 de Julho de 2014, a PASC, através de 13 das suas Associações, registou-se enquanto Associação de Associações, adoptando a designação, também registada, de “PASC – Plataforma de Associações da Sociedade Civil. Casa da Cidadania”.

 

 

Fonte: PASC