EURES divulga vantagens de trabalhar em Portugal: uma história búlgara
10/01/2018
Segundo o EURES - Portal Europeu da Mobilidade Profissional, nos últimos três anos, mais de 800 trabalhadores sazonais búlgaros do setor da agricultura encontraram trabalho em Portugal.
O programa de mobilidade laboral sazonal é promovido pela EURES Bulgária em estreita colaboração com a EURES Portugal, ajudando os empregadores portugueses a contratar trabalhadores temporários no setor da agricultura durante a época alta, quando se faz sentir uma grave escassez de pessoal.
Os agricultores búlgaros dão uma ajuda aos seus colegas no Algarve, a região mais a sul de Portugal e um dos mais populares destinos de férias na Europa.
O Algarve oferece uma enorme variedade de oportunidades de trabalho sazonal na agricultura e no turismo, num pano de fundo de costas pitorescas e de um clima maravilhoso.
Os serviços públicos de emprego búlgaros são responsáveis pela organização de todo o processo, oferecendo serviços de recrutamento completos aos candidatos a emprego e aos empregadores.
Prestam informações a candidatos potenciais, participam na pré-seleção de candidatos, ajudam a organizar entrevistas no local e fornecem informações pormenorizadas sobre as condições de vida e de trabalho aos candidatos aprovados.
Os agricultores recebem assistência dos Conselheiros EURES em todas as fases do processo: desde o procedimento de candidatura às entrevistas, até à viagem para Portugal e, inclusive, no regresso.
É evidente que a equipa EURES Bulgária não faz isto tudo sozinha. Conta com a ajuda e o apoio dos colegas em Portugal.
«Cabe destacar a estreita cooperação com a equipa EURES Portugal, que ajuda em grande medida com a comunicação com os empregadores», comenta Daniela Piryankova, Conselheira EURES e coordenadora de formação nos serviços públicos de emprego búlgaros.
Não só ajudam com a logística e a comunicação com os empregadores, como também visitam as quintas para se certificarem de que os trabalhadores búlgaros têm tudo o que necessitam.
É graças a esta estreita relação e à atenção aos pormenores, que o projeto de trabalhadores sazonais entre a Bulgária e Portugal tem tido grande êxito nos últimos três anos.
Fonte: EURES