EURES divulga vantagens de trabalhar em Portugal: uma história búlgara

10/01/2018

Segundo o EURES - Portal Europeu da Mobilidade Profissional, nos últimos três anos, mais de 800 trabalhadores sazonais búlgaros do setor da agricultura encontraram trabalho em Portugal.

O programa de mobilidade laboral sazonal é promovido pela EURES Bulgária em estreita colaboração com a EURES Portugal, ajudando os empregadores portugueses a contratar trabalhadores temporários no setor da agricultura durante a época alta, quando se faz sentir uma grave escassez de pessoal.

Os agricultores búlgaros dão uma ajuda aos seus colegas no Algarve, a região mais a sul de Portugal e um dos mais populares destinos de férias na Europa.

O Algarve oferece uma enorme variedade de oportunidades de trabalho sazonal na agricultura e no turismo, num pano de fundo de costas pitorescas e de um clima maravilhoso.

Os serviços públicos de emprego búlgaros são responsáveis pela organização de todo o processo, oferecendo serviços de recrutamento completos aos candidatos a emprego e aos empregadores.

Prestam informações a candidatos potenciais, participam na pré-seleção de candidatos, ajudam a organizar entrevistas no local e fornecem informações pormenorizadas sobre as condições de vida e de trabalho aos candidatos aprovados.

Os agricultores recebem assistência dos Conselheiros EURES em todas as fases do processo: desde o procedimento de candidatura às entrevistas, até à viagem para Portugal e, inclusive, no regresso.

É evidente que a equipa EURES Bulgária não faz isto tudo sozinha. Conta com a ajuda e o apoio dos colegas em Portugal.

«Cabe destacar a estreita cooperação com a equipa EURES Portugal, que ajuda em grande medida com a comunicação com os empregadores», comenta Daniela Piryankova, Conselheira EURES e coordenadora de formação nos serviços públicos de emprego búlgaros.

Não só ajudam com a logística e a comunicação com os empregadores, como também visitam as quintas para se certificarem de que os trabalhadores búlgaros têm tudo o que necessitam.

É graças a esta estreita relação e à atenção aos pormenores, que o projeto de trabalhadores sazonais entre a Bulgária e Portugal tem tido grande êxito nos últimos três anos.

 

 

Fonte: EURES