Foi aprovado o Programa Internacionalizar

10/11/2017

O Conselho de Ministros aprovou ontem a criação do Programa Internacionalizar, com o objetivo de concretizar a aposta estratégica na internacionalização da economia portuguesa, tendo em conta os desafios económicos e estratégicos que o país se propõe ultrapassar.

O Programa Internacionalizar é composto por seis Eixos de Intervenção: análise de mercados e negócios, qualificação de recursos humanos e do território; financiamento; apoio no acesso aos mercados e ao investimento em Portugal; desenvolvimento da marca Portugal; política comercial e custos de contexto. As medidas de execução do Programa estão calendarizadas entre os quartos trimestres de 2017 e 2019.

Neste contexto, estabelece como Objetivos Gerais: aumentar as exportações de bens e serviços, assim como o número de exportadores, promover a diversificação dos mercados de exportação, incrementar os níveis de investimento, fomentar o aumento do valor acrescentado nacional, e promover uma maior e melhor articulação entre os vários agentes envolvidos nos processos de internacionalização da economia portuguesa.

O Programa envolve o contributo de todas as áreas governativas com relevância para a economia, sob coordenação política dos Negócios Estrangeiros.

Na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, Augusto Santos Silva referiu que as exportações já passaram a marca dos 40% na riqueza que Portugal gera anualmente e que agora o objetivo “é criar as condições para que na próxima década se possa ultrapassar a barreira dos 50%”.

A coordenação técnica do Programa será feita pela AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, sendo a execução acompanhada pelo Conselho Estratégico de Internacionalização da Economia.

 

Fonte: Portal do Governo