Fórum da OCDE dedicado aos Postos de Trabalho do Futuro

12/09/2018

A OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, promove a 18 e 19 de setembro, em Braga, Porto e Viana do Castelo, a 14ª edição do LEED Forum, uma iniciativa que juntará responsáveis locais, nacionais e internacionais para debater com empresários e inovadores sociais quais as exigências dos postos de trabalho do futuro.

O LEED Forum arranca dia 18 de setembro (terça-feira), às 9h30, no Centro de Congressos da Alfândega, no Porto, com a presença na sessão de abertura do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, da Secretária-Geral da OCDE, Mari Kiviniemi, do Presidente do Município do Porto, Rui Moreira, e do Presidente da CCDR-N, Fernando Freire de Sousa.

De acordo com a OCDE, estima-se que em 2019 a instalação mundial de 1,4 milhões de robots industriais contribuirá muito significativamente para a transformação tecnológica das empresas, o que trará repercussões a médio prazo na economia local.

Esta estimativa deverá animar o debate e contribuir para antecipar uma maior harmonia entre a formação e a preparação dos trabalhadores face às novas oportunidades laborais.

O debate em torno do tema será aprofundado em workshops promovidos em parceria com atores locais como a AORP - Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal e o CINDOR – Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria, o Porto Tech Hub, o UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e o SAOM - Serviços de Assistência Organizações de Maria.

Do PROGRAMA destaca-se, igualmente, visitas a empresas da região instaladas nos municípios de Viana do Castelo e de Braga.

Lançado em 2004 pela OCDE, o Local Economic and Employment Development (LEED) Forum promove anualmente o encontro entre decisores políticos, autoridades locais, agências de emprego, empresários e Organizações não-governamentais com objetivos de promoção da empregabilidade.

 

Fonte: CCDRN/OCDE