Fundo de 55 milhões de euros para Inovação Social vai ser apresentado na Web Summit

05/11/2018

O novo fundo de investimento público de 55 milhões de euros para a Inovação Social vai ser oficialmente apresentado na conferência tecnológica Web Summit na próxima quarta-feira, dia 7 de novembro.

A criação deste Fundo para a Inovação Social (FIS), que funciona com duas linhas de financiamento a FIS Crédito e FIS Capital, foi aprovada a 15 de março pelo Conselho de Ministros.

A sua apresentação oficial, que se realiza por volta das 14:30 no expositor da Startup Portugal, estará a cargo do presidente da Iniciativa Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, e contará ainda com o discurso da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

Os projetos financiados serão iniciativas de Inovação e de Empreendedorismo Social (IIES), que apresentem respostas inovadoras a problemas sociais, que se distingam das respostas tradicionais.

Trata-se de produtos e serviços que se destacam pelo potencial de impacto social e pela sustentabilidade financeira, que serão validados pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social como IIES.

O fundo vai ser operacionalizado através de duas linhas de financiamento [dívida (crédito) e capital].

A primeira vertente é destinada a Entidades da Economia Social, nomeadamente associações, mutualidades e fundações, e tem por base a concessão de empréstimos bancários por parte de instituições de crédito.

A segunda é destinada a PME e funciona em regime de coinvestimento (com um ‘tecto’ de 70%) por investidores privados em capital e quase capital de entidades que desenvolvam projetos de Inovação Social.

 

Fonte: Jornal Económico/Portugal Inovação Social