Fundo Social Europeu comemora 60 anos

23/02/2017

O FSE – Fundo Social Europeu comemora o seu 60º aniversário em 2017. Desde a sua criação em 1957, já ajudou milhões de pessoas de todas as esferas da vida.

Há já sessenta anos que a Comissão Europeia trabalha em parceria com os Estados-Membros para dar às pessoas a oportunidade de melhorarem as suas perspetivas de Emprego.

Na fase inicial, o FSE foi utilizado como meio de compensar as perdas de postos de trabalho, tendo ajudado trabalhadores de setores que se estavam a modernizar ou a converter para novos tipos de produção, fornecendo-lhes subsídios de reconversão a curto prazo.

O FSE também disponibilizou ajuda para os desempregados que tiveram de deixar a sua região para procurar emprego em outros lugares.

Ao longo das décadas, o FSE tornou-se o instrumento fundamental da União Europeia para Investir nas Pessoas. Dá formação às pessoas para conseguirem novos postos de trabalho ou ajuda a encontrar Empregos pela primeira vez.

O FSE está muito atento à Igualdade de Oportunidades protegendo igualmente os mais desfavorecidos na sociedade, que podem ser socialmente excluídos ou em risco de o serem, proporcionando-lhes oportunidades de encontrar ou voltar ao trabalho.

O FSE investe em melhores oportunidades de Educação e também apoia a Melhoria dos Serviços Públicos em benefício dos candidatos a emprego, dos trabalhadores e das empresas.

Mais recentemente, o FSE tem desempenhado um papel significativo na mitigação dos efeitos negativos da crise. A sua utilização flexível, por exemplo ao abordar o desemprego juvenil, permitiu uma resposta eficaz a estes desafios.

Ao longo de 2017, o 60º aniversário do FSE vai ser comemorado em muitos eventos regionais e nacionais nos Estados-membros da União Europeia.

Para tal, a Comissão Europeia disponibilizou um KIT de Comunicação para que os organismos que pretendam promover eventos, possam integrar o elemento visual nos seus produtos de comunicação.

O KIT de Comunicação contém:

  • Arquivos de imagem em vários formatos prontos para impressão
  • Guia para designers gráficos sobre a melhor forma de o utilizar
  • Modelos para cartazes, media social, documentos word
  • Rodapé de e-mail
  • Conjunto de mensagens relacionadas ao ESF60Y que podem ser usadas


Descarregue aqui:

| ESF Toolkit


Olhar para trás sobre a realização do Fundo permite ter um debate informado sobre como o futuro do financiamento de Capital Humano deve ser semelhante.

 

Fonte: CE-DG Employment, Social Affairs and Inclusion