Histórias de sucesso com o apoio do PO CH

12/03/2019

A Paula na cozinha e o Alexandre na oficina parece um estereótipo, mas a alegria de ambos é vivida a cada hora de formação nos cursos que frequentam com o apoio do PO CH – Programa Operacional Capital Humano. 

​No Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora, a Paula Marcos frequenta o curso de Educação e Formação de Adultos de Técnico de Cozinha e Pastelaria de nível 3.

Deixou para trás a sua anterior profissão que exerceu durante quase duas décadas. E é na cozinha, "outra das suas paixões", que está a fazer a sua "reconversão de vida, quer profissional, quer pessoal", explica.

Terminar o 12º ano é a sua certeza, entrar no mercado de trabalho com uma certificação profissional é um passo em frente para um futuro mais feliz.

 

 

Em Beja, no Centro de Emprego e Formação Profissional, Alexandre Gonçalves está a concluir o curso de Aprendizagem de Mecatrónica Automóvel.

Em criança "desmanchava os carrinhos sem nunca os voltar a montar", hoje aprende a montar e a desmontar, a perceber a mecânica de um carro.

E das aulas, dos dias passados a aprender, guarda "uma relação espetacular com os formadores que são como amigos", diz a sorrir.

O futuro ainda está a ser pensado entre o mercado de trabalho ou a ingresso no Ensino Superior e a decisão será tomada em breve com uma ajuda adicional: "Os meus pais sempre me apoiaram em tudo", finaliza orgulhoso.

 

 

Estas duas Histórias de Sucesso são um produto de comunicação do PO CH que pretende durante os próximos meses, enquadrado no Roteiro Capital Humano, dar a conhecer em formato texto, vídeo e fotos, o percurso de pessoas que com o apoio do Fundo Social Europeu elevaram as suas qualificações e hoje estão inseridas no mercado de trabalho. 

 

Fonte: PO CH