Horizonte Europa, o novo programa de Investigação e de Inovação

08/06/2018

Para o próximo orçamento da União Europeia (UE) a longo prazo 2021-2027, a Comissão propõe atribuir 100 mil milhões de euros à Investigação e à Inovação.

O novo programa Horizonte Europa, terá por base os resultados e o sucesso alcançado pelo anterior programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020 e manterá a UE na vanguarda mundial neste domínio.

A dotação orçamental proposta de 100 mil milhões de euros para 2021-2027 inclui 97,6 mil milhões de euros ao abrigo do Horizonte Europa, dos quais 3,5 mil milhões de euros afetados a título do fundo InvestEU e 2,4 mil milhões de euros para o Programa de Investigação e Formação Euratom.

O programa Euratom, que financia a investigação e a formação no domínio da segurança nuclear e da segurança e proteção contra as radiações, articular-se-á mais em torno de outras aplicações além da produção energética, tais como a saúde e equipamentos médicos, e apoiará igualmente a mobilidade dos investigadores nucleares no âmbito das ações Marie Skłodowska-Curie.

Consulte:

PRESS RELEASE | Orçamento da UE: Comissão propõe o mais ambicioso programa de Investigação e Inovação de sempre

 

Fonte: CE