II Fórum da Inovação e do Empreendedorismo em Santarém

14/11/2017

É já nos próximos dias 29 e 30 de Novembro que se realiza o II Fórum da Inovação e do Empreendedorismo em Santarém, promovido pela NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, para conhecer o que se faz de melhor em empreendedorismo e inovação no Ribatejo.

O evento, que fará de Santarém o centro do Empreendedorismo durante estes dois dias, será realizado ao abrigo do projeto Ribatejo Empreende, cofinanciado pelo Programa Operacional COMPETE 2020, e terá lugar na Startup Santarém e no Convento de São Francisco.

No primeiro dia do evento, de participação gratuita, o Fórum propõe aos visitantes um brokerage tecnológico, uma sessão sobre o Indústria 4.0 – Sistema de Incentivos à Economia Digital e uma outra sobre Inovação e Sustentabilidade.

Aceda às INSCRIÇÕES: Indústria 4.0 | Inovação e Sustentabilidade.

Já no dia 30, terá lugar uma sessão de Fomento do Empreendedorismo, um Atelier de Criatividade, uma sessão de apresentação de 20 startups Made in Ribatejo e a cerimónia de encerramento do projeto Ribatejo Empreende, com entrega de certificados às novas empresas, que integra ainda um painel sobre Novas Formas de Financiamento para Startups.

Consulte aqui o PROGRAMA.

Durante todo o evento, estará patente uma exposição do Ecossistema Empreendedor do Ribatejo, onde marcam presença as principais entidades que participam na sua dinamização.

Estará patente uma galeria de 70 tecnologias e ainda uma exposição onde estarão apresentados mais de 170 empreendedores que iniciaram as suas atividades empresariais nos últimos 2 anos no Ribatejo.


RIBATEJO EMPREENDE | Apoios à Criação de Empresas no Ribatejo

O projeto Ribatejo Empreende, visa promover o espirito empresarial no Ribatejo, através da dinamização e criação de atividades e ferramentas que permitam fortalecer o ecossistema empreendedor, no sentido de fomentar a cultura empreendedora, promover a geração de ideias inovadoras, capacitar os empreendedores e os seus projetos e assim promover e apoiar a criação de novas empresas nesta região.

O projeto incide na área da Promoção do Espírito Empresarial, cuja implementação se realiza nas sub-regiões NUT III da Lezíria do Tejo (Alentejo) e do Médio Tejo (Centro).

O projeto foca-se na dinamização de iniciativas de deteção e estímulo ao empreendedorismo inovador, qualificado e criativo, na dinamização de iniciativas de mentoria e coaching para apoio ao desenvolvimento, maturação e capacitação de ideias inovadoras e na dinamização de atividades de aproximação entre empreendedores e financiadores com preparação de Pitchs e realização de Mercados de Financiamento.

O projeto tem ainda uma componente importante de comunicação que permitirá dar a conhecer o ecossistema empreendedor da região e as vantagens que o mesmo

Os principais resultados e impactos esperados, em termos qualitativos, com a implementação deste projeto dizem respeito ao fomento do empreendedorismo e criação de novas empresas, sobretudo em setores de alta e média-alta tecnologia e uso intensivo de conhecimento, ou nas atividades das indústrias culturais e criativas.

 

 

Fonte: NERSANT/Compete2020