Interreg Espanha-Portugal apoia projeto 'Ariem 112+' com Rede de Comando Único para emergências

08/03/2018

Uma parceria de entidades portuguesas e espanholas, com participação da CCDR-N e da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, está a trabalhar no projeto 'Ariem 112+', que prevê a implementação de uma Rede de Comando Único que responda a situações de emergência, como incêndios ou acidentes, em zonas de fronteira.

O projeto, apoiado pelo Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal 2014-2020, abrange uma área de 109 municípios, numa extensão de mais de 16 mil quilómetros quadrados e abrangendo uma população de mais de 600 mil pessoas.

O modelo de resposta está a ser trabalhado com a elaboração do Plano Territorial de Emergência Transfronteiriça (PTET), a implementar do lado português pela GNR e INEM e do lado espanhol pela Axencia Galega de Emerxencias e Dirección General del Medio Natural de Castela e Leão.

O 'Ariem 112+' permitirá, ainda, dotar os organismos envolvidos com equipamento, bem como organizar cursos e simulacros para uma melhor preparação dos meios envolvidos.

A iniciativa foi lançada em 2011 com o 'Ariem 112', no anterior ciclo de apoios dos fundos da União Europeia, e permitiu a análise de modelos de gestão em situações de emergência, a elaboração de protocolos de atuação e ajuda mútua, bem como a aquisição de equipamento para o INEM, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a PSP.

O seu carácter inovador foi já reconhecido em 2016 com o prémio EENA 112 Award, na categoria Cooperação Internacional.

 

Fonte: CCDRN