Jornada de Portas Abertas na Madeira com visitas a projetos apoiados por Fundos UE

07/05/2019

No próximo dia 7 de maio, o Instituto de Desenvolvimento Regional I.P.RAM, através das Jornadas de Portas Abertas, volta a promover visitas a projetos realizados na Região Autónoma da Madeira, apoiados por Fundos da União Europeia. 

Um dos projetos a visitar será a reabilitação da Igreja Matriz de Machico (N. Senhora da Conceição), construída no século XVI, das primeiras igrejas erguidas na Região, sendo um importante testemunho da história da Madeira e da capacidade técnica e artística de uma época.

A visita a este projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Madeira 14-20 contará com a presença da Secretária do Turismo e Cultura, Paula Cabaço. 

A recuperação das abóbadas nervuradas das capelas do Espírito Santo e de São João, encerradas entre 2005 e 2018 (fim da intervenção) devido ao seu estado de conservação, teve como objetivo a sua abertura ao público a fiéis e visitantes e o regresso do espólio artístico ao seu interior.

As capelas apresentam elementos raros e insubstituíveis na arquitetura insular, abóbadas nervuradas, uma em cantaria e tijolo e a outra apenas em cantaria, representativos da sua importância a nível regional.

A Europa na minha região é uma campanha da União Europeia que incentiva os cidadãos a descobrirem os projetos europeus na zona onde vivem e a partilhar as suas imagens e experiências através das redes sociais e com recurso ao hashtag #EUinmyRegion.

 

Fonte: Madeira 14-20