Lançada a 16ª edição do Boletim dos Fundos da União Europeia

06/05/2019

Já se encontra disponível para consulta e download o Boletim Informativo dos Fundos da União Europeia n.º 16, com informação reportada a 31 de março de 2019, lançado pela AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão.

Neste boletim do primeiro trimestre de 2019, regista-se uma taxa de compromisso de 78%, estando comprometidos mais de 3/4 do total de fundos do Portugal 2020.

Em termos de execução atingiu-se 1/3 do total de fundos, com destaque para os domínios temáticos da Competitividade e Internacionalização, do Desenvolvimento Rural e do Capital Humano que concentravam, respetivamente, 30%, 24% e 21% dos fundos executados.

Este volume de compromisso financeiro traduz-se em importantes realizações nos diversos domínios temáticos do Portugal 2020.

No domínio da COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO, mais de 13 mil empresas apoiadas nos diversos sistemas de incentivos, mais de 5 mil empresas apoiadas em ações de internacionalização ou mais de 24 mil trabalhadores apoiados em ações de formação em contexto empresarial.

No domínio da INCLUSÃO SOCIAL E EMPREGO, mais de 1 milhão de participações em ações de formação, mais de 13 mil participações de pessoas com deficiência e incapacidade, mais de 82 mil estágios profissionais e mais de 45 mil apoios à contratação ou mais de 360 equipamentos sociais e de saúde apoiados.

No domínio do CAPITAL HUMANO, mais de 266 mil jovens apoiados em vias profissionalizantes, mais de 300 infraestruturas escolares, mais de 53 mil adultos apoiados em modalidades de longa duração de dupla certificação e mais de 3,7 mil bolsas de formação avançada.

No domínio da SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS, intervenções de eficiência energética em edifícios públicos que permitem reduções de consumos de mais de 285 milhões de KWh/ano, intervenções na área da proteção contra incêndios florestais que abrangem uma população superior a 7 milhões de habitantes e ações de reabilitação urbana que atingem mais de 5 milhões de m2 e mais de 500 mil edifícios.

No domínio do DESENVOLVIMENTO RURAL, o apoio de medidas de superfícies/animais e em compromissos de agroambiente e clima ultrapassou os 6,3 milhões de hectares e mais de 2,5 mil projetos de desenvolvimento local apoiados.

No domínio do MAR, apoiados mais de 80 projetos de substituição ou modernização de motores, 49 projetos de inovação e serviços de aconselhamento na aquicultura ou 49 projetos de transformação dos produtos da pesca e aquicultura.

O Boletim Informativo dos Fundos da União Europeia segue a linha editorial de reporte sobre os Fundos Europeus, que procura conjugar clareza e acessibilidade, assim como a sistematização gráfica e concisão na informação prestada.

 

Consulte AQUI:

 

NOTA: Pode consultar os restantes Boletins já publicados na página MONITORIZAÇÃO deste portal.

 

 

Fonte: AD&C/UAME