Lançado o 7º Relatório de Coesão sobre Fundos UE após 2020

09/10/2017

A Comissão Europeia (CE) lançou hoje, dia 9 de outubro, o 7º Relatório de Coesão Económica, Social e Territorial (para já apenas a versão inglesa) cujo tema de destaque é o debate sobre os Fundos da União Europeia (UE) após 2020.

O novo Relatório faz o diagnóstico das regiões e cidades da UE, extrai lições das despesas de coesão durante os anos de crise e prepara o cenário para a política de coesão após 2020.

Analisando o estado atual da coesão económica, social e territorial da UE, o Relatório de Coesão abrange todos os nossos territórios: a economia europeia está em recuperação, mas as disparidades persistem entre e dentro dos Estados membros.

O investimento público na UE ainda está abaixo dos níveis anteriores à crise, enquanto as regiões e os Estados-Membros precisam de investir mais para responder aos desafios identificados no documento de reflexão sobre o futuro das finanças da UE.

Esses desafios contemplam a revolução digital, a globalização, as mudanças demográficas e a coesão social, a convergência econômica e as mudanças climáticas.

O Relatório sugere uma política a nível da UE que atenda a três objetivos principais: aproveitar a globalização, não deixar ninguém para trás e apoiar reformas estruturais.

A versão síntese estará disponível em todos os idiomas ainda esta semana. Já a versão integral do relatório estará disponível, pelo menos, até ao final do ano.

Saiba tudo na página do InfoRegio dedicada ao 7º Relatório da Coesão Económica Social e Territorial, onde pode consultar a versão integral e a síntese, bem como dados financeiros, gráficos e mapas interativos.

 

Fonte: InfoRegio/CE