Lançamento do fundo da União Europeia Marguerite Fund II

06/12/2017

Após o sucesso do Marguerite Fund I – Fundo Europeu para a Energia, Alterações Climáticas e Infraestruturas, o BEI - Banco Europeu de Investimento e cinco bancos nacionais de promoção estão a lançar o seu sucessor.

O Marguerite Fund II é um fundo de investimento pan-europeu que investe em capital e atuará como catalisador do investimento em energias renováveis, energia, transportes e infraestrutura digital.

O Fundo terá capacidade para investir mais de 700 milhões de euros em projetos intensivos em infraestruturas em toda a União Europeia (UE) e nos países em fase de pré-adesão.

O BEI concederá 200 milhões de euros, garantidos pelo FEIE - Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos, juntamente com 100 milhões de euros de cada um dos cinco bancos nacionais de promoção.

O FEIE é o pilar central do Plano de Investimento para a Europa. O seu objetivo é lutar contra a falta de confiança e de investimentos que resultou da crise económica e financeira e utilizar a liquidez nas mãos de instituições financeiras, empresas e indivíduos num momento em que os recursos públicos são escassos.

O FEIE apoia investimentos estratégicos em domínios fundamentais, como as infraestruturas, a eficiência energética e as energias renováveis, a investigação e a inovação, o ambiente, a agricultura, a tecnologia digital, a educação, a saúde e os projetos sociais. Além disso, ajuda as pequenas empresas em fase de arranque a crescer e a expandir-se através da disponibilização de financiamento de risco.

Os cinco bancos aderentes são: Bank Gospodarstwa Krajowego (BGK), Polónia, KfW (Alemanha), Casse Depositi e Prestiti (CDP), Itália, Caisse des Depots (França) e Institutio de Credito Oficial (ICO), Espanha.

Poderá encontrar mais informação no website do Plano de Investimento para a Europa.

 

Fonte: Rep. CE Portugal/Marguerite Fund