Notícias

Sapatos portugueses pelo mundo com o apoio dos Fundos da União Europeia

24/07/2017

O sucesso dos sapatos portugueses Undandy obrigou a empresa a avançar para a construção de uma fábrica própria em São João da Madeira com o objetivo de responder ao aumento do volume de encomendas registado nos últimos meses. Fundada em 2015, a startup vai investir um milhão de euros na nova fábrica.

A Undandy já vende sapatos personalizados através da sua loja online desde 2015 e a partir do final deste ano pretende produzir 200 pares de sapatos por dia. O investimento na nova fábrica arranca em setembro e prevê criar 25 postos de trabalho.

"Estamos num processo de construção de uma fábrica própria. Vamos arrancar o projeto já em setembro, para deixar a fábrica pronta a produzir até ao final do ano. É uma unidade completamente independente, que vai trabalhar exclusivamente para a Undandy", explica Rafic Daud, líder da Undandy. A razão terá sido o forte crescimento da marca nos últimos meses.

"Temos assistido a uma multiplicação das nossas vendas nos últimos seis meses, e com possibilidades de crescimento da mesma dimensão nos próximos meses e anos. Precisamos de assegurar a capacidade de produção para dar vazão às encomendas. O tempo de espera tem aumentado ligeiramente." Até a fábrica estar pronta, os sapatos da Undandy continuarão a ser produzidos numa outra unidade em São João da Madeira, "em parceria com um fabricante do Norte do país".

Mais detalhe...

SI2E tem 235 mil euros para financiar projetos de empreendedorismo no Norte

24/07/2017

O SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego - financia projetos até 235 mil euros que promovam o empreendedorismo e a criação de emprego em 86 municípios do norte de Portugal. No contexto dos apoios do Norte 2020, foi lançado o programa de financiamento SI2E que pretende apoiar micro e pequenas empresas localizadas em 86 municípios do Norte de Portugal.

O SI2E tem como principais objetivos incentivar a criação de emprego, estimular o empreendedorismo empresarial e promover a criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas.

Assente numa lógica de estimular pequenos negócios em territórios de baixa densidade ou em territórios com elevado índice de desemprego, o SI2E prevê a aplicação de fundos da União Europeia para a criação de micro e pequenas empresas ou a expansão ou modernização de micro e pequenas empresas.

Mais detalhe...

Gestão da Lagoa de Melides é Projeto Piloto Europeu

21/07/2017

A Lagoa de Melides foi escolhida como área piloto para integrar em Portugal o projeto de Cooperação Territorial Europeia WETNET (Gestão coordenada e networking das zonas húmidas do Mediterrâneo).

O projeto procura envolver todos os atores locais na gestão da lagoa conciliando conservação e exploração racional de recursos numa estratégia semelhante aos "River Contracts", utilizados em França e Itália há mais de 20 anos.

A Lagoa de Melides insere-se no sítio Comporta-Galé, integrado na Rede Natura 2000, apresentando um elevado valor ecológico e, simultaneamente, um forte potencial de aproveitamento económico (turismo, pesca, agricultura). Como zona húmida caracterizada por um sistema lagunar costeiro, é um local relevante para a avifauna e para várias espécies aquáticas.

Mais detalhe...

Plano Juncker financia dois novos projetos em Portugal

21/07/2017

Criado em 2014, o Plano de Investimento para a Europa, também conhecido como Plano Juncker, prevê investimentos na ordem dos 315 mil milhões de euros para financiar projetos e empresas públicas e privadas na União Europeia até 2018. Um valor que poderá chegar aos 500 mil milhões de euros até ao ano de 2020.

Em Portugal, acabam de ser aprovados dois novos projetos de investimento na área do ambiente e da eficiência dos recursos num valor de 440 milhões de euros. Os projetos deverão mobilizar um investimento adicional de 927 milhões. Estes são mais dois exemplos de empresas que agarraram a oportunidade europeia, tal como a Dominó, a Skinspiration e a Critical Materials.

No âmbito deste financiamento, existem muitos exemplos da boa aplicação de fundos europeus com empresas que deram seguimento às suas operações e que as viram crescer, como por exemplo, através da modernização e da internacionalização dos seus negócios. Foi o que aconteceu com três empresas portuguesas, que se apresentam como tendo agarrado esta oportunidade europeia: a Dominó, Indústrias Cerâmicas, de Condeixa-a-Nova, a Skinspiration, com sede no Funchal, e a Critical Materials, de Guimarães.

Mais detalhe...

Novos autocarros menos poluentes para cidades portuguesas com apoio do PO SEUR

21/07/2017

Foi hoje assinado pelo PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos do Portugal 2020 e o Ministro do Ambiente João Pedro Matos Fernandes, o contrato de cofinanciamento com nove empresas que promoveu utilização de fontes de energias mais limpas nos transportes públicos coletivos de passageiros.

A Cerimónia de Assinatura dos Termos de Aceitação das Decisões de Financiamento relativas às operações aprovadas no âmbito da Eficiência Energética nos Transportes Públicos Coletivos de Passageiros do PO SEUR teve lugar no Pavilhão de Portugal, em Lisboa e foi presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa.

Mais detalhe...

ANQEP lança programa "Qualifica" na RTP1

21/07/2017

A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), numa parceria com a RTP1, vai iniciar, no dia 24 de julho, um programa televisivo diário intitulado Qualifica.

O programa televisivo, que será emitido nos dias úteis a seguir ao “Agora Nós”, pretende dar a conhecer casos de sucesso baseados em testemunhos de jovens e adultos que tenham passado por percursos de qualificação.

Na vertente adultos, o programa integrará também histórias provenientes de ações de formação, nomeadamente nas modalidades de Cursos de Educação e Formação de Adultos, Programa de Formação em Competências Básicas e Português para Falantes de Outras Línguas.

Mais detalhe...

Bracarenses partilham experiências participativas com parceiros europeus

20/07/2017

No âmbito da rede europeia Urbact, na qual Braga tem colaborado, esteve recentemente presente nesta cidade uma delegação de cidades europeias que integram o projeto Boostinno - Social Innovation, com o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre as iniciativas de participação cívica desenvolvidas pelo município Bracarense.

Os parceiros presentes tiveram a oportunidade de conhecer em detalhe os projetos desenvolvidos pelo município e perceber de que forma poderão replicá-los nas suas cidades.

Neste âmbito, foram dados a conhecer projetos como o Orçamento Participativo geral e escolar, o 'Tu Decides!', a iniciativa 'Nós Propomos', o lançamento de concursos de ideias, o Provedor do Munícipe, o 'Parlamento Concelhio Jovem', a auscultação dos diversos conselhos consultivos, a realização de sessões da Assembleia Municipal e de reuniões de Câmara Municipal descentralizadas pelo Concelho, assim como o atendimento por assistente virtual e os atendimentos semanais pelo Presidente e Vereadores da Câmara Municipal.

Mais detalhe...

Projeto europeu RYME+ leva 102 PME inovadoras além fronteiras

20/07/2017

O Instituto Pedro Nunes (IPN) anuncia que das 276 empresas registadas na plataforma web do projeto RYME+ (Rede transnacional de apoio à internacionalização de PME: Ferramentas Inovadoras de Matching e Mentoring), 102 foram selecionadas com base no seu elevado potencial de internacionalização.

O RYME+, que funciona num consórcio europeu liderado pelo Instituto Pedro Nunes, é um projeto europeu co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa de Cooperação Interreg V-B Sudoeste Europeu (Programa Interreg Sudoe).

Este projeto apoia a internacionalização das PME e inclui parceiros no Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, França, Israel, Portugal e Uruguai.

Mais detalhe...

PO SEUR apoia requalificação de Piscina Municipal em Pedrógão Grande

20/07/2017

Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) vai apoiar a requalificação da Piscina Municipal e do Ginásio adjacente, no âmbito do Portugal 2020.

As obras de requalificação visam responder a várias insuficiências e irão permitir atuar na correção de fatores relacionados com as vertentes energéticas e ambientais de sustentabilidade do funcionamento do edifício, reduzindo ainda os gastos de manutenção com os mesmos. A intervenção está orçamentada em 375.102,97 euros com uma taxa de financiamento de 95%.

O projeto de Eficiência Energética da Piscina Municipal de Pedrógão Grande pretende contribuir para a redução dos consumos energéticos locais e regionais, assim como promover a utilização da eficiência energética e das energias renováveis nos edifícios públicos da Administração Local.
 

Mais detalhe...

Alentejo 2020 apoia Festival Internacional de Artes

20/07/2017

A 1.ª edição do ALENTEJO - Festival Internacional de Artes – arranca já amanhã, dia 21 de julho, e vai decorrer ao ar livre em vários espaços públicos da cidade de Évora até sábado. O Festival é promovido pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) e vai combinar o cante alentejano, os chocalhos e a arte contemporânea. A entrada é livre.

A programação é constituída por quatro espetáculos e o Festival aposta na difusão e promoção do cante alentejano e da arte dos chocalhos, classificados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) dois patrimónios imateriais do Alentejo.

O objetivo, segundo a CDCE, é fomentar "o cruzamento da linguagem do cante e dos chocalhos com outras artes contemporâneas e patrimónios edificados da cidade de Évora".

Mais detalhe...

Igualdade de Género em Portugal: indicadores-chave 2017

19/07/2017

No ano em que assinala 40 anos, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CCIG) lança o documento Igualdade de Género em Portugal: indicadores-chave 2017.

O documento pretende promover e partilhar o conhecimento da situação atual de mulheres e homens nas várias áreas da sociedade portuguesa e representa o ponto de partida para outras publicações eletrónicas que, a partir deste ano, irão aprofundar e complementar a informação agora disponibilizada.

Um dos indicadores apresentados neste documento aborda o facto da população residente em Portugal (10,341 milhões) em 2015 continuar a ser maioritariamente composta por mulheres, mantendo-se a tendência registada nos últimos anos.

Mais detalhe...

Abertas as Candidaturas aos Estágios Internacionais INOV Contacto

19/07/2017

O Programa INOV Contacto já abriu mais uma edição de promoção de estágios no estrangeiro. Até 15 de setembro de 2017, os jovens com menos de 29 anos de idade poderão candidatar-se a uma experiência profissional remunerada no exterior. As candidaturas deverão obedecer a determinados requisitos obrigatórios estabelecidos e são aceites todas as formações académicas.

Também as empresas ou instituições, devidamente reconhecidas pela AICEP, poderão candidatar-se para acolher um estagiário até 30 de setembro de 2017 mediante os critérios instituídos.

Mais detalhe...

PO CH prorroga prazo para as candidaturas aos cursos EFA

19/07/2017

Nos termos da Deliberação nº 9-CD-POCH/2017 do PO CH – Programa Operacional Capital Humano, o prazo para apresentação de candidaturas aos cursos de EFA - Educação e Formação de Adultos, foi prorrogado até às 18 horas do dia 31 de agosto.

​A decisão de prorrogação do prazo de candidaturas é justificada, entre outras razões, pela dificuldade de algumas entidades na submissão atempada das candidaturas decorrentes constrangimentos reportados no preenchimento do respetivo formulário e que estarão brevemente resolvidos até ao final do dia de hoje, em articulação com a AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão.

Mais detalhe...

NORTE 2020 apoia o projeto 'Empreender 45-60'

18/07/2017

A Fundação AEP – Associação Empresarial de Portugal, criou o projeto "Empreender 45-60: Uma Estratégia de Apoio ao Empreendedorismo Sénior na Região Norte do País" com apoio do Programa Operacional NORTE 2020.

O projeto Empreender 45-60 pretende dar respostas ao problema identificado pela Comissão Europeia relativo à faixa etária de cidadãos entre os 45 e os 60 anos: há uma quantidade significativa de desempregados neste intervalo, facto que é acompanhado de uma forte resistência deste público ao empreendedorismo.

A iniciativa conta já com dois estudos realizados e os documentos foram a base de trabalho para a construção de um plano estratégico de medidas de apoio ao Empreendedorismo Sénior.

Mais detalhe...

Cerimónia de assinatura sobre operações aprovadas no âmbito da Eficiência Energética nos Transportes Públicos do PO SEUR

18/07/2017

No próximo dia 21 de julho, realiza-se a Cerimónia de Assinatura dos Termos de Aceitação das Decisões de Financiamento relativas às operações aprovadas no âmbito da Eficiência Energética nos Transportes Públicos Coletivos de Passageiros do PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Promovida pelo Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes e a Autoridade de Gestão do PO SEUR a Cerimónia terá lugar no dia 21 de julho, às 9h00, no Pavilhão de Portugal, em Lisboa e será presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa.

Mais detalhe...

POCH divulga FAQ's sobre as candidaturas aos Cursos EFA

18/07/2017

O PO CH - Programa Operacional Capital Humano disponibiliza um conjunto de FAQ’s – perguntas e respostas que pretendem auxiliar na apresentação das candidaturas aos cursos EFA - Educação e Formação de Adultos.

​Em virtude de um conjunto de questões que têm vindo a ser colocadas e respondidas através do suporte do Balcão 2020 e do correio eletrónico do PO CH, considerou a Comissão Diretiva do Programa ser ainda útil sistematizar as mais relevantes e transversais, através de um Documento de FAQ, como apoio complementar à preparação das candidaturas.

Mais detalhe...

Horizonte 2020 distingue PME portuguesa inovadora

18/07/2017

A Comissão Europeia divulgou ontem os últimos resultados do Instrumento PME do Programa de Investigação Horizonte 2020, que contemplou um investimento de 97 milhões de euros para 64 PME, de 16 países, entre os quais Portugal. Neste grupo encontra‑se a PME portuguesa 73100 que irá receber mais de 1,3 milhões de euros.

No espaço de dois anos e nas suas duas vertentes, o Instrumento PME já financiou mais de 70 PME portuguesas inovadoras, com mais de 17 milhões de euros.

Mais detalhe...

AÇORES 2020 promove eventos sobre o futuro da Política de Coesão Pós-2020

17/07/2017

A Autoridade de Gestão do Programa Operacional AÇORES 2020 tem participado ativamente no processo de envolvimento dos Açorianos – parceiros socais, partidos políticos e forças vivas dos Açores – na definição do futuro da Política de Coesão (Pós 2020).

Em articulação com o Secretário Regional Adjunto da Presidência do Governo dos Açores para as Relações Externas, esta definição do futuro da Política de Coesão (Pós 2020) está sustentada em 3 Eixos.

Mais detalhe...

Sessão de divulgação no Algarve sobre 'Incentivos às Atividades Económicas de Base Local'

14/07/2017

No próximo dia 17 de julho realiza-se uma Sessão de Divulgação alusiva aos ‘Incentivos às Atividades Económicas de Base Local’, organizada pela Vicentina -  Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, entidade gestora do Grupo de Ação Local GAL ADERE 2020, em parceria com o IAPMEI e o Município de Monchique.

A sessão decorrerá, pelas 10h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e, durante a manhã, serão apresentados os Incentivos no âmbito do PDR 2020 - Programa de Desenvolvimento Rural do continente, e do SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego.

Ainda de manhã serão também discutidas as questões relacionadas com o Enquadramento Legal das Atividades Económicas e respetivos Licenciamentos.

Mais detalhe...

Apresentação de Resultados do projeto BREATHE2SEAT, cofinanciado pelo COMPETE 2020

14/07/2017

O projeto BREATHE2SEAT, cofinanciado pelo Programa Operacional COMPETE 2020, vai apresentar os seus Resultados numa sessão pública dia 17 de julho, às 14h, no CeNTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, em Vila Nova de Famalicão.

Este projeto teve como objetivo a otimização e validação, do ponto de vista tecnológico e industrial, de sistemas de pele artificial de PVC para interior automóvel com propriedades melhoradas de respirabilidade e gestão de humidade.

Mais detalhe...