Notícias

Primeira Convocatória do POCTEP 2014-2020 com 132 projetos aprovados

26/04/2017

O Comité de Gestão do POCTEP 2014-2020 - Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg V-A Espanha-Portugal, aprovou 132 projetos de cooperação apresentados no âmbito da Primeira Convocatória, cujo investimento total é de 237,97 M€, com apoio do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 178,28 M€.

Faro acolheu no passado dia 6 de abril o primeiro Comité de Gestão do Programa para proceder à resolução da Primeira Convocatória de projetos do POCTEP 2014-2020, onde participaram a Autoridade de Gestão, as Unidades de Coordenação nacionais e regionais, a Comissão Europeia e o Secretariado Conjunto do Programa.

Mais detalhe...

Campanha #investEU visita empresa de Condeixa como exemplo de investimento da UE

26/04/2017

No âmbito da campanha #investEU no passado dia 24 de abril, Sofia Colares Alves, Representante da Comissão Europeia em Portugal, esteve em Condeixa para explicar os benefícios do investimento europeu e para conhecer o impacto desse investimento na empresa DOMINÓ.

A DOMINÓ, com sede em Condeixa, é um exemplo do relançamento da indústria cerâmica com apoios da União Europeia. Com 180 funcionários, a empresa passou por dificuldades durante a crise. Soube manter empregos e salários, e exporta agora 65% da produção para 60 mercados; produz – num dia de produção mais intenso – 14 mil m2 de revestimentos e pavimentos. Esta PME superou o difícil contexto económico e financeiro português do período da recessão e elevou o seu negócio ao investir em exportação e tecnologia.

Mais detalhe...

4ª Conferência da Plataforma das Partes Interessadas do Atlântico

26/04/2017

No dia 8 de novembro de 2017 realiza-se a 4ª Conferência da Plataforma das Partes Interessadas do Atlântico (ASPC2017) em Glasgow, Reino Unido, sendo que já está aberto o PRÉ-REGISTO gratuito.

A Conferência Anual das Partes Interessadas do Atlântico é o ponto central para os atores da Estratégia Atlântica estabelecerem contactos valiosos e explorarem áreas de cooperação, partilharem informação e boas práticas, promoverem e identificarem ideias de projeto interessantes, bem como oportunidades de financiamento e parcerias para os seus projetos.

Mais detalhe...

Projetos portugueses de portas abertas na campanha 'A Europa na minha Região 2017'

21/04/2017

Já se encontram atualmente inscritos 17 projetos portugueses na Campanha ‘A Europa na minha Região 2017’.

Esta campanha da União Europeia na sua edição 2017 pretende, mais uma vez, dar a conhecer  aos cidadãos exemplos de projetos de sucesso que contaram com o apoio dos Fundos da União Europeia.

Mais detalhe...

Conclusões do Seminário Internacional 'Convergência Económica e Políticas de Desenvolvimento Regional'

21/04/2017

A Europa enfrenta uma série de desafios, associados à produtividade, à mudança tecnológica e às alterações demográficas, que têm grandes implicações para a competitividade regional e para a coesão. Precisamos de distinguir entre “coesão” como objetivo e “política de coesão” como instrumento. As políticas macroeconómicas e as reformas estruturais não são espacialmente cegas ou neutras, sendo necessária uma abordagem de base local mais flexível relativamente à escala espacial das intervenções. O desenvolvimento de capacidades é crítico, mas não é apenas uma questão de competências, estruturas e ferramentas, é, sobretudo, uma questão de fatores intangíveis, como confiança e uma vontade de aprender e inovar”.

Foram estas as principais conclusões de John Bachtler, professor da Universidade de Strathclyde e membro do European Policies Research Centre, o moderador da mesa redonda do Seminário Internacional "Convergência Económica e Políticas de Desenvolvimento Regional", promovido pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão, no passado dia 3 de abril, na Fundação de Serralves, no Porto.

 

Mais detalhe...

Campanha #investEU: empresa de Condeixa é exemplo de investimento da UE

21/04/2017

No âmbito da campanha #investEU no próximo dia 24 de abril, Sofia Colares Alves, Representante da Comissão Europeia em Portugal, estará em Condeixa para explicar os benefícios do investimento europeu e para conhecer o impacto desse investimento na empresa DOMINÓ.

A DOMINÓ, com sede em Condeixa, é um exemplo do relançamento da indústria cerâmica com apoios da União Europeia. Com 180 funcionários, a empresa passou por dificuldades durante a crise. Soube manter empregos e salários, e exporta agora 65% da produção para 60 mercados; produz – num dia de produção mais intenso – 14 mil m2 de revestimentos e pavimentos. Esta PME superou o difícil contexto económico e financeiro português do período da recessão e elevou o seu negócio ao investir em exportação e tecnologia.

Mais detalhe...

PO ISE prorroga prazo de candidaturas do Aviso relativo à 'Capacitação para a Inclusão'

20/04/2017

A Autoridade de Gestão do PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, informa que foi prorrogado o prazo para apresentação de candidaturas relativo ao AVISO relativo ao concurso 'Capacitação para a Inclusão'.

Assim, foi prorrogado até às 15 horas do dia de hoje 20 de abril de 2017, o prazo para apresentação de candidaturas relativo ao AVISO N.º POISE 30-2017-01, da Tipologia de Operações 3.05 – 'Capacitação para a Inclusão'.

Mais detalhe...

Inscrições abertas para a Bolsa do Empreendedorismo 2017

20/04/2017

A Representação da Comissão Europeia em Portugal convida-o/a a participar na Bolsa do Empreendedorismo 2017, a realizar a 9 de maio - Dia da Europa na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

Qualquer que seja o nível de desenvolvimento da sua ideia, projeto ou empresa, a Bolsa do Empreendedorismo tem por objetivo proporcionar-lhe oportunidades, contactos e redes de colaboração para passar ao nível seguinte.

Num só dia, a Bolsa do Empreendedorismo oferece diversas comunicações de parceiros institucionais, uma escolha de mais de 40 apresentações repartidas por 9 workshops temáticos e uma ÁREA DE EXPOSIÇÃO e interação com representantes de mais de 40 entidades parceiras.

Mais detalhe...

Sessão de Esclarecimento sobre Avisos de Concurso do Programa Lisboa 2020

19/04/2017

A Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional Lisboa 2020, vai promover uma “Sessão de Esclarecimento sobre os Avisos POR Lisboa 2020 de Inovação Produtiva, Empreendedorismo, Qualificação de PME e Internacionalização de PME”.

Esta sessão terá lugar no dia 27 de abril de 2017, pelas 9:30h, no Auditório do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, sito na Avenida do Brasil, n.º 101, em Lisboa.

O encontro tem por objetivo esclarecer as condições de apresentação de candidaturas aos Avisos do POR Lisboa 2020, publicados nos dias 7 e 10 de Abril, no âmbito do Sistema de Incentivos do Portugal 2020, nas tipologias de Inovação Produtiva, Empreendedorismo, Qualificação de PME e Internacionalização de PME, que se enunciam seguidamente:
 

Mais detalhe...

Norte de Portugal acolhe Parlamento Europeu dos Jovens

19/04/2017

A 36.ª Sessão Nacional do Parlamento Europeu dos Jovens - European Youth Parliament arranca a 21 de abril, no Mosteiro de Tibães, na cidade de Braga.

A iniciativa, que tem o apoio da CCDR-N – Comissão de coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, decorrerá durante quatro dias e selecionará seis estudantes do ensino secundário que irão representar Portugal na Sessão Internacional a realizar-se em Tbilisi, Georgia, no próximo mês de novembro.

Mais detalhe...

PO ISE divulga Esclarecimentos sobre o Aviso de concurso 'Capacitação para a Inclusão'

18/04/2017

A Autoridade de Gestão do PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, divulgou recentemente um documento que sistematiza um conjunto de Perguntas e Respostas relativas ao Aviso n.º POISE-30-2017-01 T.O. 3.05 - “Capacitação  para a Inclusão”.

Este documento de FAQS visa facilitar uma maior compreensão das normas constantes do Aviso de concurso ‘Capacitação  para a Inclusão’.

Mais detalhe...

PO SEUR aprova candidatura para Proteção e Conservação de Habitats Naturais no Gerês

18/04/2017

No âmbito do Aviso-Convite lançado pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, para Projetos-piloto de Recuperação e Conservação de Ecossistemas e Habitats Naturais no Parque Nacional da Peneda-Gerês, foi aprovada a candidatura do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas I.P.

Com um Custo Total do Investimento de 377.115,91 euros, o projeto contará com um cofinanciamento da parte do Fundo de Coesão de 320.548,52 euros. 

Mais detalhe...

Novos concursos aos Sistemas de Incentivos Portugal 2020

17/04/2017

Reforçar a capacidade das PME de exportarem e se internacionalizarem é um dos objetivos do Portugal 2020 e foram já lançados os novos concursos aos Sistemas de Incentivos à Inovação, Empreendedorismo e à Internacionalização das PME.

Geridos pelo Programa Operacional COMPETE 2020, os novos concursos dos sistemas de incentivos ao investimento empresarial, contam com apoios comunitários no valor de 602 milhões de euros e que permitirão apoiar investimentos totais de 1,3 mil milhões de euros.

Mais detalhe...

Primeira fábrica de perfumes do país em Braga com apoio do NORTE 2020

17/04/2017

O concelho de Braga conta, desde dia 13 de abril, com a primeira fábrica do país especializada na produção de perfumes. A unidade fabril resulta de um investimento direto no ordem dos 2 milhões de euros, que gerou 12 novos postos de trabalho seis dos quais altamente qualificados.

A grande fatia do investimento assumido pelo grupo Nortempresa, foi apoiada com Fundos da União Europeia através do NORTE 2020 - Programa Operacional Regional do Norte 2020.

Mais detalhe...

NORTE 2020 com novos apoios para setor fabril

17/04/2017

O Programa Operacional NORTE 2020 lançou três novos concursos no contexto do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, prevendo a aplicação de mais 100 milhões de Euros na construção, ampliação ou mudança de processos de produção de unidades fabris localizadas na Região do Norte.

Além do concurso em regime geral (07/SI/2017), encontra-se em aberto um concurso específico (08/SI/2017) para apoiar investimentos no setor industrial que se localizem em Territórios de Baixa Densidade.

Mais detalhe...

Candidaturas apresentadas aos Cursos Vocacionais e Formação Contínua de Docentes do PO CH

13/04/2017

O PO CH – Programa Operacional Capital Humano, tem já submetidas 69 candidaturas relativas ao concurso ‘Formação Contínua de Docentes e Gestores Escolares’ e 107 respeitantes aos ‘Cursos Vocacionais’.

Para a ‘Formação Contínua de Docentes e Gestores Escolares’ foram solicitados 9,5 M€, enquanto que para os ‘Cursos Vocacionais’ o montante ascende a 19 M€.

Mais detalhe...

Lançada Campanha 'A Europa na minha Região 2017'

13/04/2017

Acaba de ser lançada a edição 2017 de ‘A Europa na minha Região’ a campanha da União Europeia que incentiva os cidadãos a descobrir projetos europeus perto de si.

Em 2017, são promovidas quatro iniciativas diferentes: Jornadas de portas abertas de projetos da UE, Caça aos projetos, Concurso de fotos e um Concurso de blogs - convidam o público a visitar projetos, compartilhar imagens e experiências através das redes sociais.

Neste início de campanha já estão elencados os projetos que podem ser visitados em Portugal e nos restantes Estados-membros no Mapa de Eventos preparado pelo InfoRegio.

Mais detalhe...

PO CH encerra a I Fase das Candidaturas aos Centros Qualifica

13/04/2017

O PO CH – Programa Operacional Capital Humano encerrou a 1ª fase das Candidaturas aos Centros Qualifica no passado dia 7 de abril, com 190 candidaturas submetidas, totalizando um montante de 51 milhões de euros.

Dos projetos apresentados, 117 são de estabelecimentos públicos, com os 73 restantes a pertencerem a Centros Qualifica integrados em escolas públicas.

Mais detalhe...

Cooperação Transfronteiriça Norte de Portugal e Espanha assegura 87 milhões de euros para projetos

12/04/2017

São 68 os projetos de cooperação entre o Norte de Portugal e Espanha que foram aprovados no contexto dos resultados da primeira convocatória do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal 2014-2020, representando um apoio de 87 milhões de euros do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Este montante será aplicado maioritariamente em parcerias entre entidades das regiões do Norte de Portugal, Galiza e Castela e Leão.

O apoio aprovado permitirá a implementação destes 68 projetos alinhados com as prioridades do INTERREG V-A, sobretudo no que respeita ao reforço da investigação, do desenvolvimento tecnológico e da inovação.

Mais detalhe...