Mais de 14 500 jovens vão descobrir a Europa

16/01/2019

A segunda fase da iniciativa #DiscoverEU da Comissão Europeia suscitou o interesse de perto de 80 000 jovens de todos os Estados-Membros da UE, que tiveram a possibilidade de se candidatar ao longo de duas semanas.

Foram selecionados 14 536 jovens europeus com base em critérios de seleção e nas quotas estabelecidas para cada Estado-Membro da UE.

Os vencedores da segunda fase de candidatura serão agora contactados para que possam reservar as suas viagens. Poderão viajar, sozinhos ou em grupos de, no máximo, cinco pessoas entre 15 de abril e 31 de outubro de 2019, por um período que pode ir até 30 dias.

Na sua maioria, irão viajar de comboio, já que só poderão usar outros meios de transporte alternativos em casos excecionais.

Para além do passe de viagem, os jovens receberão orientações antes da partida e poderão estabelecer contacto com os outros participantes através das redes sociais.

Serão também informados sobre as oportunidades especiais postas à sua disposição, por exemplo, bilhetes de entrada em museus ou locais de interesse cultural a preços reduzidos, ou a participação em atividades de aprendizagem ou eventos de boas-vindas organizados pelos residentes das cidades que irão visitar.

 

DESCOBRIR A EUROPA EM VIAGEM SIMPLES E ACESSÍVEL

A iniciativa #DiscoverEU é uma experiência de viagem informal, simples e acessível destinada a jovens ou pequenos grupos de jovens, incluindo os oriundos de meios desfavorecidos.

Dá aos jovens de 18 anos a possibilidade de conhecer o património e a diversidade culturais da Europa, estabelecer contacto com outros jovens e descobrir a sua identidade europeia.

A iniciativa foi lançada em junho de 2018 na sequência de uma proposta do Parlamento Europeu, que assegurou um financiamento de 12 milhões de euros para 2018 através de uma ação preparatória.

A primeira fase de candidaturas deu a mais de 15 000 jovens a oportunidade de viajar por toda a Europa.

Para 2019, o Parlamento Europeu aprovou um orçamento de 16 milhões de euros para a iniciativa DiscoverEU.

A Comissão tenciona lançar a próxima fase de candidaturas no verão de 2019. As datas específicas e outras informações serão publicadas oportunamente no Portal Europeu da Juventude.

Em maio de 2018, a Comissão propôs 700 milhões de euros para a iniciativa DiscoverEU ao abrigo do futuro programa Erasmus+ no âmbito do próximo orçamento de longo prazo da UE (2021-2027).

Se o Parlamento Europeu e o Conselho aprovarem a proposta, mais 1,5 milhões de jovens de 18 anos poderão viajar nesse período de sete anos.

A Comissão procura agora desenvolver a iniciativa DiscoverEU para a transformar numa experiência de aprendizagem ainda mais valiosa e inclusiva para os jovens europeus.

Para o efeito, a Comissão tenciona aumentar o impacto da ação e melhorá-la ainda mais com base nos interesses demonstrados pelos jovens viajantes, bem como nos relatos das experiências dos viajantes e dos principais intervenientes.

 

Saiba mais:

 

 

Fonte: Rep. CE Portugal