Milhares de pessoas visitaram o PO CH na Qualifica

13/03/2019

A Formação de Jovens e de Adultos, o Ensino Superior e Projetos Inovadores na área de Educação/Formação estiveram em destaque nos dois stands do PO CH na Feira Qualifica.

​No passado dia 28 de fevereiro, a Exponor, em Matosinhos, abriu as portas a mais uma Feira Qualifica - Feira Educação, Formação, Juventude e Emprego, e o PO CH – Programa Operacional Capital Humano, pelo quarto ano consecutivo, não deixou de estar presente.

"Vamos ao stand do PO CH, tem música muito fixe e está cheio", dizia um jovem para os amigos. E foram, e conheceram dezenas de projetos de formação de jovens e de adultos apoiados pelo Programa no âmbito do FSE - Fundo Social Europeu.

Nesse mesmo dia, o Secretário de Estado da Educação, João Costa e o Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, visitaram o Espaço Capital Humano "Sabias que?", contactando e conhecendo os projetos e as pessoas que ali mostraram, mais uma vez, que o conhecimento não tem hora ou local marcado. 

Da robótica à eletrónica, dos cursos profissionais de cozinha e bar, aos cursos de música, alfaiataria, design industrial, automação, gestão  e intervenção desportiva, entre tantos outros, jovens e adultos mostraram como elevaram as suas qualificações, como descobriram vocações, como decidiram construir o seu futuro.
 


 

E o PO Norte 2020, o PO Centro 2020, a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), a Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS) e o Europe Direct Porto, entidades parceiras do PO CH na concretização de políticas públicas para a educação/formação, foram imprescindíveis no acesso à informação prestada aos milhares de visitantes do Stand 1 do PO CH.

Num outro pavilhão da Feira, o Stand 2 do PO CH dava a conhecer diversos projetos desenvolvidos no âmbito dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TEsP), ministrados pelos Institutos Politécnicos apoiados pelo PO CH, pelo Norte 2020 e pelo Centro 2020, bem como projetos de investigadores bolseiros de Doutoramento da Fundação Ciência e Tecnologia (FCT) financiados pelo PO CH e que permitiram revelar novas descobertas, novos projetos e inovações que pretendem mudar o Mundo.

E quando os jovens e os pais dos jovens procuraram saber quais os cursos superiores existentes nas Universidades portuguesas, como e quando decorrem as candidaturas ao Ensino Superior, a equipa da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), mais uma vez parceira do PO CH neste evento, tinha todas as informações necessárias.

 


 

Nesta edição destaque para um espaço digital – uma novidade nos dois stands – que teve por objetivo informar sobre a oferta formativa existente para jovens, ensino superior e adultos, apoiada pelo PO CH, sobre o que os Fundos Europeus já fizeram nos últimos anos para a melhoria da vida das pessoas.

Já o Quiz PO CH, tal como aconteceu no ano passado, possibilitou de forma divertida a que milhares de jovens respondessem a perguntas sobre o projeto Europeu, o Fundo Social Europeu e o PO CH, ganhando no fim diversos prémios.

96 horas depois, às 19 horas do dia 3 de março de 2019, a Feira Qualifica fechou as portas, mas no PO CH as portas nunca se fecham quando se trata de apoiar projetos que possibilitam a melhoria das qualificações da população residente em Portugal e permitem o desenvolvimento profissional e pessoal de milhares de pessoas. 

 

 

 

Fonte: PO CH