Modernização tecnológica em Loulé com apoio do CrescAlgarve 2020

29/08/2017

No mês de Agosto, a Câmara Municipal de Loulé implementou, no litoral do concelho, diversas zonas wi-fi públicas de acesso gratuito à internet, reforçando o serviço junto dos turistas que escolhem o concelho como destino de férias.

Este investimento tem um financiamento do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 80%, no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional CRESC Algarve 2020, denominada de 'Simplex 2.0', que resultou da cooperação já existente entre os municípios que compõem a Rede Urbana 'Algarve Central'.

Desde o início do mês de Agosto até ao momento, foram realizadas mais de 60 mil ligações à internet, que geraram um tráfego superior a dois TB (TeraBytes) de dados, sendo que na última semana a média de ligações diárias foi superior a três mil ligações.

Ficaram dotados com estas zonas wi-fi: o Jardim das Comunidades, em Almancil; a Marginal de Quarteira, desde o calçadão (zona nascente) até ao largo do mercado (zona poente); e o Passeio das Dunas (ligação pedonal entre Quarteira e Vilamoura).

A solução tecnológica passou pela instalação de diversos pontos de acesso, com antenas externas e geridas por um sistema centralizado para configuração e controlo dos equipamentos wi-fi, bem como uma solução de gestão dos acessos à internet, colocada entre o utilizador e a internet wi-fi, que faz com que, sempre que um cidadão tente aceder a uma rede pública, lhe seja apresentada uma página de autenticação.

O utilizador pode optar por duas modalidades: iniciar a sessão utilizando as credenciais usadas nas redes sociais (Facebook, Google+, Linkedin ou Twitter) e, neste caso, terá uma sessão mais prolongada no tempo, ou aceder à internet durante 30 minutos sem necessidade de se registar/autenticar.

O portal de acesso está disponível em seis línguas: português, inglês, alemão, francês, espanhol e holandês.

 

Fonte: CrescAlgarve2020/Algarveprimeiro/Postal Algarve