Museus do Mundo na Europa da Minha Região

16/04/2018

A edição de 2018 de "A Europa na minha Região" dá a conhecer durante o mês de maio alguns dos projetos apoiados por fundos da União Europeia em Portugal e nos restantes 27 países da União Europeia.

​No dia 3 de maio a "Europa na minha Região" estará com o PO CH - Programa Operacional Capital Humano na Escola Profissional de Arqueologia (EPA) para dar a conhecer o projeto Museus Pelo Mundo, desenvolvido pelos formandos do curso de Técnico de Museografia e Gestão do Património, financiado pelo POCH no âmbito do Fundo Social Europeu.

Este projeto pretende envolver os formandos do ensino secundário na temática do património cultural em particular no universo dos museus, numa partilha de conhecimento sobre museus e a criação de uma coleção de postais de museus de todo o mundo que possa ser estudada, inventariada, acondicionada e divulgada.

Na freguesia do Freixo, no concelho de Marco de Canaveses, este evento servirá também para celebrar o Ano Europeu do Património Cultural que acontece durante o ano de 2018.

A exposição "Arqueologia: Ciência que estuda o passado" será outro dos projetos de porta aberta a visitar na "Europa na Minha Região".

Também desenvolvida pela Escola Profissional de Arqueologia, esta iniciativa pretende ser uma mostra de artefactos de cariz arqueológico, com elementos essenciais para o estudo sociocultural e da ocupação do território português.

No Museu Municipal Carmen Miranda, Marco de Canaveses, esta exposição permite aos visitantes acompanhar a linha temporal que marca os principais períodos da evolução humana.

Estes dois eventos são abertos para todos os interessados e serão transmitidos em direto no website e Facebook do POCH e no Facebook da EPA.

A "Europa na Minha Região" é uma campanha da União Europeia (UE) que visa incentivar os cidadãos a descobrirem projetos da UE perto do local onde vivem: a abrirem as portas de projetos financiados pela UE ao público; a tirarem as melhores fotografias para apresentação no concurso de fotografia; a escreverem histórias sobre os projetos da UE para participação no concurso de blogues; e a testarem os seus conhecimentos sobre as regiões da UE respondendo a um questionário desafiante.

Todos os projetos em Portugal e nos restantes Estados-membros podem ser consultados no Mapa de Eventos preparado pelo InfoRegio que disponibiliza ainda um toolkit de comunicação.

Assista ao vídeo da Europa na Minha Região.​

 

 

Fonte: PO CH