NORTE 2020 já aplicou 2 mil milhões de Euros de investimento na Região

05/12/2018

O NORTE 2020 - Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020, já aplicou cerca de 2 mil milhões de Euros de fundos da União Europeia em projetos públicos e privados na região.

O balanço, com dados de 30 de setembro e disponível no novo endereço Programa-Projetos Aprovados, é relativo à aprovação de 5.800 projetos que estão em curso e deverão tornar o Norte de Portugal mais competitivo e mais coeso face às demais regiões europeias.

Parte  significativa deste investimento reflete-se no apoio a micro e pequenas empresas da região, responsáveis pela execução de perto de 4.300 projetos.

O maior volume de financiamento incide na construção ou modernização de fábricas, no desenvolvimento de novos produtos ou serviços, na qualificação ou certificação e em ações de internacionalização.

A procura destes apoios foi muito superior ao do ciclo comunitário anterior e, à data, estão a ser aplicados 824 milhões de Euros de fundos da União Europeia para um investimento elegível de 1,5 mil milhões de Euros.

Dos projetos apoiados pelo NORTE 2020 ganha igualmente destaque o financiamento concedido ao investimento municipal, que tem permitido a construção ou modernização de infraestruturas coletivas.

São exemplo as escolas, a promoção do património cultural e natural, a aposta em eficiência energética, a promoção das TIC nos serviços públicos, bem como da reabilitação e mobilidade urbanas.

Neste contexto, estão a ser aplicados 385 milhões de Euros de fundos da União Europeia para um investimento elegível de 453 milhões.

 

Fonte: Norte 2020