Nova iniciativa da DG REGIO para jovens no âmbito da Cooperação Territorial Europeia

17/03/2017

A DG REGIO - Política Regional da União Europeia (UE) lançou, dia 1 de março, a Iniciativa IVY - Interreg Volunteer Youth, que oferece a possibilidade aos jovens europeus com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos de serem voluntários em Programas de Cooperação Territorial Europeia Transfronteiriços, Transnacionais ou Inter-regionais e em projetos relacionados.

A iniciativa destina-se a envolver jovens voluntários europeus para apoiar, promover e comunicar as realizações concretas destes programas e projetos, bem como promover, em geral, a cooperação transfronteiriça e valores conexos como a solidariedade.

A IVY dará aos voluntários a oportunidade de se familiarizarem com os Programas e Projetos Interreg, sensibilizá-los para os muitos benefícios da colaboração entre as fronteiras internas da UE e reforçar o seu sentido de solidariedade, cidadania e envolvimento cívico europeu.

A IVY é estruturada em torno de duas vertentes principais:

1. Os Parceiros do Projeto Interreg, que contribuirão para a execução do projeto, concentrando-se em aspetos específicos ou dificuldades a resolver em domínios como os projetos de solidariedade, de pessoas a pessoas, de saúde, comunitários e os projetos de dimensão social Interreg. O parceiro do projeto Interreg será, por conseguinte, implementado no território de um dos beneficiários do projeto Interreg;

2. Os Interreg Reporters, que contribuirão para a divulgação de informações sobre os benefícios da integração territorial no terreno, através do relato de projetos Interreg bem sucedidos. O Interreg Reporter será, por conseguinte, implementado nos escritórios das Autoridades de Gestão Interreg e/ou nos Secretariados Conjuntos Interreg.

Apoio e visibilidade através do voluntariado são o grande objetivo desta iniciativa.

A IVY é uma ação-piloto de um ano, que teve início em 1 de Março de 2017, sendo gerida pela AEBR - Associação das Regiões Fronteiriças Europeias.

 

 

Fonte: DG Regional and Urban Policy