Nova Olimpíada da Ciência da União Europeia em Portugal

14/01/2019

Nos dias 4 a 11 de maio, realiza-se a EUSO 2019 - 17.ª Olimpíada da Ciência da União Europeia em Portugal, competição destinada a alunos do ensino secundário, na faixa etária dos 16 anos, especialmente interessados no ensino das ciências, com lugar em Almada.

Durante a semana, os alunos terão oportunidade de demonstrar as suas capacidades científicas face a desafios colocados, podendo ainda participar em diversas atividades culturais, desportivas e recreativas no distrito de Lisboa.

Trata-se de uma Olimpíada com características únicas, pois as provas de natureza experimental, realizadas em grupo, incluem aprendizagens da Biologia, da Física e da Química e avaliam não só capacidades de natureza processual, como também a capacidade de resolução de problemas em ciência de uma forma integrada.

Cabe à DGE - Direção-Geral da Educação a organização desta iniciativa, em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), a Ordem dos Biólogos, a Sociedade Portuguesa de Física, a Sociedade Portuguesa de Química e a Câmara Municipal de Almada.

A EUSO 2019 é um importante evento na promoção da ciência, da sustentabilidade, da cultura e do nosso património natural e edificado indo ao encontro de um dos desígnios europeus de aumentar os recursos humanos em ciência e tecnologia, designadamente investigadores e cientistas.

 

 

Fonte: DGE/EUSO2019