Novo Centro de Saúde de Odivelas com apoio do Lisboa 2020

20/03/2019

A inauguração oficial do novo Centro de Saúde de Odivelas, que serve perto de 42 mil utentes, decorreu no passado dia 11 de março, numa cerimónia que contou com as presenças do Primeiro-Ministro, António Costa, da Ministra da Saúde, Marta Temido, e do Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins.

A obra representa um investimento de quase 1,4 milhões de euros, suportado pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, pela Câmara Municipal de Odivelas (30%) e por fundos da União Europeia no âmbito do Programa Operacional Lisboa 2020 (50%), a que se juntam 268 mil euros em equipamentos.

O novo edifício tem capacidade para 41800 utentes e ocupa uma área bruta de cerca de 1600 metros quadrados, que integra duas Unidades de Saúde Familiar: a USF Mosteiro - a funcionar desde dezembro e que substituiu as instalações no Olaio, e a USF Cruzeiro.

O novo Centro de Saúde permite a reorganização das unidades de saúde das Freguesias de Odivelas, Ramada e Caneças, contando com uma equipa de 16 médicos, 16 enfermeiros, quatro assistentes técnicos e quatro assistentes operacionais.

O número de profissionais será alargado progressivamente de forma a rentabilizar a capacidade instalada do novo edifício.

As duas USF têm 39 gabinetes de consulta médica e de enfermagem, seis salas de tratamento e um gabinete de saúde oral.

 

Fonte: Lisboa 2020