Novos apoios para os Centros de Competências do Setor Florestal e Agroalimentar

07/08/2018

O Ministério da Agricultura Florestas e Desenvolvimento Rural lançou um concurso no valor de um milhão de euros destinados a apoiar o trabalho desenvolvido pelos Centros de Competências do Setor Florestal e Agroalimentar na área da Inovação Agrícola e Rural.

Financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural PDR 2020, no âmbito do Plano de Ação da Rede Rural Nacional, o concurso tem como prioridades uma boa aplicação, acompanhamento e avaliação das medidas de política de desenvolvimento rural e a promoção do trabalho qualificado e em rede entre os diversos agentes.

As candidaturas podem ser efetuadas no portal do PDR 2020 até ao dia 28 de setembro.

O concurso destina-se a financiar os vinte Centros de Competências já constituídos no território continental.

Entre as operações apoiadas, está a implementação de Agendas de Inovação e Investigação e a realização de sessões de trabalho com o objetivo de atualizar o levantamento de necessidades de inovação do setor agrícola e zonas rurais, promover a transferência de conhecimento para o setor, criar redes de parceiros e incorporar a inovação em toda a atividade.

Os Centros de Competências são estruturas que agregam agentes económicos de uma área estratégica, entidades do sistema científico nacional e autarquias, com o objetivo de potenciar a competitividade e a inovação das empresas.

Visam igualmente o desenvolvimento científico e tecnológico, aumentando a produtividade das culturas e inovando nos produtos agroalimentares e florestais.

Cada Centro de Competências deverá aprovar uma Agenda de Investigação e Inovação que identifique as respetivas prioridades, contribuindo assim para a orientação de políticas públicas.

 

Fonte: Portal do Governo