Palácio e Jardins de Queluz abrem portas para celebrar Prémio Europa Nostra 2018

06/07/2018

No próximo sábado, dia 7 de julho, a Parques de Sintra celebra a atribuição do Prémio da União Europeia para o Património Cultural - Prémios Europa Nostra 2018 ao projeto de reabilitação do Jardim Botânico de Queluz, nas categorias Conservação e Escolha do Público, com a abertura gratuita, durante todo o dia, do Palácio Nacional e Jardins de Queluz.

O evento contempla um vasto conjunto de iniciativas de animação, que decorrerão entre as 10h00 e as 12h00, e as 14h00 e as 17h00, tais como visitas encenadas no Jardim Botânico, teatro de marionetas de papel no Canal dos Azulejos, jogos de corte com personagens de época em vários pontos do jardim, passeios de charrete, volteio com burros para crianças e um filme de animação sobre o Jardim Botânico que passará no auditório do Palácio.

Convidamos toda a população a comparecer nesta grande festa, e a celebrar com a Parques de Sintra a atribuição destes dois Prémios Europa Nostra, que representam o reconhecimento internacional, ao mais alto nível, do trabalho de excelência que a empresa tem desenvolvido na recuperação do património, de forma a devolvê-lo à fruição do público, como é exemplo a reabilitação deste Jardim Botânico”, refere o presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, Manuel Baptista.

Recorda-se que o projeto de reabilitação do Jardim Botânico de Queluz venceu o Prémio da União Europeia para o Património Cultural - Prémios Europa Nostra 2018, na categoria Conservação, no passado dia 15 de maio.

Na ocasião foram distinguidos 29 vencedores de 17 países nas categorias Conservação, Investigação, serviço dedicado e Educação, Formação e Sensibilização.

Estes prémios foram atribuídos por um júri de especialistas independentes e representam o reconhecimento internacional, ao mais alto nível, de realizações notáveis no domínio da conservação e do património

Já no dia 22 de junho, na Cerimónia dos Prémios Europeus do Património Cultural, que decorreu no Centro de Congressos de Berlim, no âmbito da primeira Cimeira Europeia do Património Cultural, a Parques de Sintra conquistou ainda o Prémio Escolha do Público, uma distinção nunca antes conquistada por uma instituição nacional.

O Jardim Botânico foi inaugurado em junho de 2017 e a sua reabilitação representou um investimento de 815 mil euros, cofinanciado por Fundos da União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

 

Fonte: Parques de Sintra/EN2018