PO CH festeja a Europa no palco dos jovens sonhos

14/05/2018

No dia 9 de maio, em Albergaria-a-Velha, o PO CH - Programa Operacional Capital Humano e a Jobra comemoraram o Dia da Europa no ‘Palco Europa: de todos e para todos’, perante mais de 300 pessoas.​

​No palco do Cineteatro Alba tudo começou com um lá sustenido, duas vozes, percussão, piano, violinos e o contrabaixo. Centenas de jovens alunos de cursos profissionais, uma plateia cheia, um silêncio orgulhosamente contemplador.

A dança entra em cena numa espiral de energia unificadora, o talento dos jovens formandos de Artes do Espetáculo e Interpretação arrepia a pele e solta gargalhadas convictas que aquele é o palco de sonhos que a Europa ajuda a construir todos os dias, também com o contributo do PO CH.

O dó, o simples dó, decidiu brindar os presentes com a perfeição de uma guitarra, aquela guitarra que durante horas infinitas ecoa nas aulas do curso de Instrumentista de Jazz.

A viola baixo e a bateria entraram logo na festa, também eles queriam comemorar o Dia da Europa e a Europa na sua Região.
 

Fotos: Tiago Sousa

Palmas, muitas palmas, sempre que um dos 185 jovens mostrava a sua arte perante uma plateia orgulhosa. Repete-se o orgulho, mas não a criatividade de alunos que dançam e tocam para que a Europa seja de todos nós, que interpretam como agradecimento por terem à sua disposição condições para elevarem as suas qualificações que não seriam possíveis sem o apoio solidário da Europa.

O mi maior deu o mote para o Hino da Alegria e chamou todos ao palco porque "quem canta, sonha cantando, vive sonhando um novo sol em que os homens voltarão a ser irmãos".

185 formandos, 10 professores, mais de 300 pessoas unidas pela arte de saberem que o capital humano é a ferramenta essencial para a construção e concretização de vontades, de sonhos comuns. E houve sorrisos que se misturaram com lágrimas de orgulho, sempre o orgulho.

O PO CH agradece à Direção da Jobra e a todos os formandos dos cursos profissionais de Instrumentista de Cordas e de Tecla, Instrumentista de Jazz, Instrumentista de Sopro e de Percussão, Intérprete de Dança Contemporânea, Artes do Espetáculo – Interpretação e Técnico de Produção e Tecnologias da Música, o empenho e o trabalho fantástico na preparação e produção deste evento conjunto.

Desde 2014 o PO CH aprovou quatro candidaturas apresentadas pela Jobra, com o apoio do Fundo Social Europeu, num montante total aprovado de 12,4 milhões de euros, tendo sido pago até à data 7,5 milhões de euros para financiamento de uma candidatura aprovada para apoiar cursos do Ensino Básico do Ensino Artístico e Especializado, cujo financiamento se deu até 2015, e três candidaturas no âmbito dos Cursos Profissionais.

Nessas candidaturas foram abrangidos 962 formandos pelo PO CH, jovens esses que concretizam os seus sonhos com a Europa.​

 

Fonte: PO CH