PO SEUR vai apoiar as expansões dos Metros de Lisboa e Porto

02/07/2018

O ministro do Ambiente anunciou, dia 29 de junho, que foram aprovadas verbas para as expansões dos Metros de Lisboa e do Porto, para que estas “possam ser financiadas através de fundos comunitários”, que alavancam “quase 800 milhões de euros”.

Matos Fernandes discursava no lançamento da ‘app’ Anda, do metro do Porto, quando disse que a Comissão de Acompanhamento do PO SEUR  - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos garantiu a aprovação das verbas, com voto favorável da ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses e ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias.

O Conselho Consultivo do PO SEUR aprovou, com "esmagadora maioria", a atribuição de verbas à expansão e o documento segue este mês para a aprovação por Bruxelas, já que o representante da Comissão Europeia, presente na reunião, "não levantou objeções à mudança", explicou o ministro do Ambiente, Matos Fernandes.

Esta aprovação vai alavancar “quase 800 milhões de euros de investimento a ser lançados, dos quais 500 milhões são uma novidade”, acrescentou o ministro.

Sobre se necessitaria de mais aprovações em Portugal, explicou que o conjunto de ministros entende que se deve fazer a programação em conjunto e que haverá, em meados de julho, “uma reunião entre todos para que todos os programas, regionais e sectoriais, além do PO SEUR sejam enviados para Bruxelas”.

 

 

 

Fonte: JN/Lusa/POSEUR