Portugal promove planos regionais para a Economia Circular

05/04/2019

As Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e Madeira estabeleceram ontem, em Torres Vedras, acordos para promover a Economia Circular nessas regiões.

"São acordos importantes para dar expressão territorial a políticas de economia circular, amigas do ambiente", disse durante a cerimónia, no distrito de Lisboa, o secretário de Estado adjunto e da Mobilidade, José Mendes, frisando que é um trabalho que é necessário reforçar e incentivar.

Para o governante, a Economia Circular é "estratégica", explicando que, nos fundos da União Europeia para 2021-2027, os projetos a serem financiados pelos vários programas comunitários vão ter em conta questões relativas à Eficiência Energética e à Economia Circular.

As Agendas Regionais para a Economia Circular, que vão ser desenvolvidas em cada região, vão ter um papel fundamental na "definição das prioridades para uma economia desenhada dentro dos limites que o planeta impõe", como os de alcançar a neutralidade carbónica e reduzir os consumos.

Foi ainda anunciado o financiamento disponível pelo Fundo Ambiental para projetos integrados nestas agendas.

 

Fonte: ECO.nomia