Portugal Voluntário, a nova plataforma com medidas de apoio ao voluntariado

01/08/2018

Foi apresentado, no passado dia 27 de julho, o Programa Portugal Voluntário, a plataforma que reúne aqueles que querem desenvolver uma ação de voluntariado e as organizações que a promovem.

Promovido pela CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, e cofinanciado pelo PO ISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, o Portugal Voluntário foi lançado no auditório da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, e engloba medidas que concorrem para a sua promoção e sensibilização para uma atuação de continuidade neste domínio.

A plataforma Portugal Voluntário vem colocar ao dispor das entidades agregadoras, como os Bancos Locais de Voluntariado, uma ferramenta de gestão para desenvolvimento mais facilitado do bom trabalho que têm vindo a executar.

Até ao final do ano, será ainda disponibilizada uma linha de financiamento de ações de formação e sensibilização do voluntariado para qualificação do trabalho voluntário, na componente de capacitação dos voluntários e das entidades promotoras que promovem ações de voluntariado - a expressão mais imediata e tangível da primeira destas linhas de atuação.

O seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil do voluntário, concedido às organizações promotoras de voluntariado, que desenvolvam ações de voluntariado de continuidade no domínio da ação social, é outra das novidades.

Com este apoio pretende-se garantir que são acautelados os riscos que possam surgir ao voluntário, independente da idade e em caso de acidente ou doença sofridos durante a ação de voluntariado, bem como para terceiros que sofram prejuízos provocados pelo voluntário, potenciando o desenvolvimento de um voluntariado de continuidade, com qualidade, consciente e responsável.

Através destas medidas serão disponibilizados até 2021, cerca de cinco milhões de euros para o desenvolvimento e promoção do voluntariado.

Consulte aqui mais informações sobre os Apoios Financeiros.

 

Fonte: Portugal Voluntário/PO ISE