Projeto de cooperação para turismo cultural junta Algarve, Alentejo e Andaluzia

19/05/2017

Foi recentemente assinado, pela Direção Regional de Cultura do Algarve e a pela Consejeria de Cultura da Junta da Andaluzia, o acordo de financiamento do projeto "Os Castelos de Fronteira: Desenvolvimento do Turismo Cultural Transfronteiriço", a incrementar no âmbito do Programa de Cooperação POCTEP Interreg V A Espanha - Portugal 2014-2020.

O acordo tem por base implementar um itinerário transfronteiriço que integra as fortificações baixo e tardomedievais do Sudoeste Peninsular, de acordo com Alexandra Gonçalves, Diretora Regional da Cultura.

Os parceiros apostam no investimento das novas tecnologias e esperam poder atingir o tecido empresarial transfronteiriço, para o desenvolvimento de aplicações que permitam a geo-localização deste património em paralelo com a criação de um Portal WEB para difusão do itinerário.

Em ambos os lados da fronteira, em Portugal e na Andaluzia, irá proceder-se à implementação de aplicativos interativos comuns, para usufruto nos monumentos, nas paisagens e nos lugares históricos associados ao itinerário.

Alexandra Gonçalves referiu ainda que "vamos concentrar a nossa atenção e acção em novos formatos da mediação da atividade turística que correspondem à criação dum universo sensorial e narrativo ou seja ao universo digital das aplicações, dos jogos e/ou reconstituições interativos".

A implementação de soluções TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação tem como finalidade oferecer modelos de experiência alternativos, baseados no consumo de novos conteúdos digitais, em continua interação, gerando a possibilidade de experiências tanto durante o percurso do itinerário como antes e depois da visita.

 

Fonte: Algarve Primeiro/POCTEP