Projeto 'Positive Drive' vai pôr os munícipes de Águeda a andar de bicicleta

08/11/2017

Os cidadãos de Águeda vão ser incentivados, até finais deste mês, a utilizar a mobilidade ativa (caminhada e bicicleta) através do uso de uma APP (aplicação informática) no seu telemóvel, designada por ‘Positive Drive’, no âmbito do projeto europeu TRACE, financiado pelo programa da União Europeia HORIZONTE 2020.

Segundo município de Águeda, “a sustentabilidade ambiental é um valor promovido pelo município, que resulta dos compromissos assumidos no Pacto de Autarcas e dos compromissos da Agenda 21 Local”.

O aumento do uso da bicicleta, a realização de percursos a pé, a utilização de transportes públicos, a multimodalidade e o uso racional e responsável do automóvel, são formas sustentáveis de transporte que, a par de melhorar a qualidade de vida do praticante, contribuem para uma melhoria na qualidade ambiental dos espaços urbanos, associadas à diminuição do trânsito automóvel.

É neste seguimento que o município se encontra a participar, conjuntamente com outras 11 instituições de oito países europeus, no projeto TRACE, no âmbito do qual o “Positive Drive” foi implementado na cidade de Águeda, numa iniciativa piloto para incentivar mudanças comportamentais face à mobilidade urbana.

O ‘Positive Drive’ baseia-se numa aplicação informática desenvolvida na Holanda, que visa promover um maior uso dos meios de mobilidade activa (caminhada e bicicleta) nas deslocações quotidianas.

Esta APP prevê a possibilidade de receber recompensas em troca dos “smiles”: pontos atribuídos ao utilizador pela realização de quilómetros “sustentáveis”.

Com a iniciativa ‘Positive Drive’ pretende-se “não só sensibilizar para as vantagens da mobilidade suave, como ainda quebrar alguns preconceitos referentes ao uso deste tipo de locomoção”, explicou o município.

 

 

Fonte: TRACE/Diário de Aveiro/H2020